UNEAL) Periquitos australianos têm a cor da plumagem determinada por meio de uma interação gênica entre os alelos A/a e B/b. Indivíduos que possuem pelo menos um alelo dominante para cada gene apresentam plumagem verde, indivíduos que apresentam somente o alelo dominante A são azuis, indivíduos que apresentam somente o alelo dominante B são amarelos e indivíduos homozigotos recessivos são brancos. Considerando essas informações, pode-se afirmar que, entre o cruzamento de um periquito branco com um azul heterozigoto para o gene A/a, a prole poderá ser composta (A) somente por periquitos brancos. (B) por periquitos brancos e azuis. (C) por periquitos azuis e amarelos. (D) somente por periquitos azuis. (E) por periquitos verdes e brancos.
Respostas
respondido por:
11
(D) somente por periquitos azuis.
Para a resolução da questão, é preciso considerar que os genes alelos recessivos são representados por letras minúsculas (aa,bb,vv) e os genes alelos dominantes são representados por letras maiúsculas (AA,BB,VV).
Sendo assim, o cálculo pela probabilidade é o seguinte:
AA×aa
Aa,Aa,Aa,Aa =100%
Temos então que 100% da probabilidade é de que os periquitos irão nascer com o gene dominante, ou seja, o cruzamento de um periquito branco com um azul heterozigoto para o gene A/a será composto apenas por periquitos azuis.
Bons estudos!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás