C-02 Todos os dias olhava do alto do seu terraço, e via mais prédios crescerem. Breve, acabariam todas as casas. Começou a construção do barco. Quando o casco acabou, os prédios cresciam mais altos. Logo o mar desapareceria. Começou a embarcar os animais. Quando o último casal entrou, o gabarito havia sido liberado. Logo, tapariam o céu. Começou a costurar as velas. Quando os pontos acabaram, já temia pelo sol. Mas ergueu os panos confiante e esperou pela manhã. Quando a brisa chegou, fez-se ao largo no que restava de azul. Marina Colasanti. A morada do ser. Rio de Janeiro: Record, 2004, p. 118. Notas - C-02: Todos os contos do livro A morada do ser ambientam-se em um prédio. Os títulos dos contos referem-se à numeração dos apartamentos. C-02 é o segundo apartamento da cobertura. - Gabarito: Medida-padrão a que se devem conformar as construções. Fazer-se ao largo: Navegar para o largo (largo: mar alto). Leia as afirmações sobre o conto de Marina Colasanti. I- Os parágrafos do texto marcam o progressivo impedimento da visão da paisagem, contemplada do alto de um terraço. II- No parágrafo 2, os espaços estão todos tomados pelos prédios, que já começam a ser construídos no mar. III- No parágrafo 4 o narrador afirma que os “pontos” de visão da paisagem já tinham acabado; restava só o Sol, que logo seria também encoberto. IV- No parágrafo 5, não foi a brisa que se desviou para o céu, mas a personagem, que partiu em seu barco, navegando pelo céu. Estão corretas as afirmações: A I e III B I e IV C II e III D II e IV
Respostas
respondido por:
19
Resposta: Alternativa b
respondido por:
8
Resposta:
- I – correta: a progressão do impedimento da visão é evidenciada nas terceiras orações dos parágrafos de 1 a 3, iniciadas pelos advérbios de tempo ''breve'' e ''logo''.
- II – incorreta: há dois erros na afirmação, pois os barcos, e não os prédios, é que são construídos no mar, e o parágrafo não afirma que os espaços já foram todos tomados (embora o parágrafo anterior afirme que “logo acabariam todas as casas”)
- III – incorreta: os “pontos” referidos pelo narrador são os da costura das velas, e não os “pontos” ou focos da visão.
- IV – correta: A interpretação está correta, pois o sujeito oculto da frase “fez-se ao largo no que restava de azul” é “ele”, ou seja, a personagem, e não “a brisa”.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás