Respostas
Resposta:
Debêntures nominativas
São emitidas em nome do investidor inicial. Tanto o registro quanto o controle de transferências da debênture é feito em livro próprio da companhia emissora.
Debêntures escriturais
As debêntures estruturais também têm seu registro e controle de transferências feitos pela companhia, mas o título em si é guardado em uma conta de custódia no nome do investidor por meio de uma instituição financeira, geralmente uma corretora de valores.
Os juros das debêntures podem ser pagos de diversas maneiras, o que acaba gerando mais uma classificação para esses títulos de dívida, que podem ser conversíveis, simples ou permutáveis.
Debêntures conversíveis
Esse tipo de debênture pode ser convertida em ações da própria companhia ao final do período estabelecido no título ou em algum outro prazo estabelecido pela companhia. Debêntures conversíveis são especialmente interessantes caso o investidor acredite que a empresa emissora do título tem um futuro promissor.
Debêntures simples
Esse tipo de debênture, como o nome já sinaliza, não possui o benefício da conversão em ações, servindo apenas ao propósito de financiamento da empresa emissora.
Debêntures permutáveis
Elas funcionam da mesma forma que as debêntures conversíveis, porém com o diferencial de que podem ser convertidas em ações de outra companhia, não necessariamente da companhia emissora!