As afirmativas a seguir se referem aos aspectos do processo de integração nas diferentes fases de formação de um bloco econômico. Marque V ou F.
( ) A Zona de Livre Comércio corresponde à fase em que as tarifas alfandegárias são reduzidas ou mesmo eliminadas, e as mercadorias produzidas no âmbito dos países que compõem essa Zona circulam livremente de um país para outro e para o exterior.
( ) Na fase da União Aduaneira, além das mercadorias produzidas no âmbito do bloco circularem livremente de um país para outro, é estabelecida uma tarifa externa comum (TEC), para o comércio com os países que não formam o bloco. Essa fase é caracterizada, também, pela livre circulação de pessoas.
( ) No Mercado Comum, além do livre comércio de mercadorias entre os países membros do bloco e da existência de uma TEC para o comércio com países de fora, ocorre a existência, no bloco, da livre circulação de pessoas, de serviços e de capitais.
( ) Na fase da União Monetária, o bloco tem características da fase de Mercado Comum, somando-se a essas uma unificação institucional do controle do fluxo monetário, e é estabelecida uma moeda única.
Respostas
respondido por:
17
Resposta:
Resposta: Letra D - Se as afirmativas III e IV estivessem certas.
Explicação:
Podemos afirmar que quando se trata do mercado comum, não apenas há o livre comércio de mercadorias entre aqueles países membros e da existência de TEC em função do comércio com países que não estejam no bloco; também há a livre circulação de pessoas, de serviços e de capitais.
Isso valida a afirmativa III.
Quando ocorre a União Monetária, o bloco adquire características da fase de Mercado Comum, sendo que há também o controle do fluxo monetário, além de uma moeda única, o que valida a IV.
roseanesilveira:
? é pra marcar V ou F, colega jdjsk
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás