A tipologia habitacional entregue por meio de financiamento para população de baixa renda se consolidou, principalmente entre os incorporadores. Cerca de 30 anos após a extinção do BNH, os padrões se mantêm os mesmos, o que pode ser verificado na produção realizada para o Programa Minha Casa Minha Vida. O Programa foi lançado como forma de salvar grandes empresas do setor imobiliário durante a crise econômica de 2008, possuindo muito mais um caráter de ações políticas de perpetuação no poder do que social.
A produção de grandes conjuntos habitacionais populares em áreas periféricas tem acirrado a segregação espacial nas cidades e se relacionado a problemas ambientais, de saneamento e transporte. Geralmente para aumentar a lucratividade há a utilização de mão de obra pouco qualificada, de baixa qualidade dos materiais de construção, padronização excessiva nos processos de planejamento e construção das moradias, e ausência de controle social sobre o programa.
O programa habitacional PMCMV na medida em que favorece a aplicação dos instrumentos de controle do mercado em detrimento dos pertinentes ao Estatuto da Cidade, favorece a especulação imobiliária e a conseqüente elevação do preço da terra, se caracterizando como um modelo insustentável e privatista de crescimento das cidades, disfarçado de política social que não apresenta uma visão de superação de condições de pobreza e em nada contribui para alguma mudança social significativa.
Assinale a alternativa abaixo que melhor representa a percepção do Psicólogo em sua atuação junto às classes populares, em relação aos moradores dos projetos habitacionais e sua relação com a questão do habitar:
Escolha uma:
a.
A sensação de pertencimento e aceitação em relação à cidade é uma conseqüência do projeto PMCMV, integrado aos grandes centros, diferentemente dos projetos anteriores como COHAB e Singapura, por exemplo.
b.
Frente à grande desigualdade social existente, conseguir a casa própria fugindo do aluguel, ainda que em péssimas condições de habitação e com o ônus de uma carga tributária exorbitante, há a sensação de um sonho que se realiza.
c.
As empreiteiras e construtoras envolvidas no projeto passaram por processos de licitação idôneos onde é possível afirmar que os materiais utilizados nos projetos são de excelente qualidade, motivo da sensação de satisfação dos moradores.
d.
Sensação de perpetuação no imaginário popular da percepção de descompromisso eterno com as causas populares por parte de alguns governantes, sentido como uma variante recente do preceito rouba, mas faz.
e.
Sensação de incongruência entre a imagem idealizada do eterno combatente contra a desigualdade social e a percepção atualizada hoje da imagem alguns ícones da política nacional, em meio às condenações e investigações conduzidas pelo poder judiciário.
Respostas
respondido por:
14
Resposta:
B. Frente à grande desigualdade social existente, conseguir a casa própria fugindo do aluguel, ainda que em péssimas condições de habitação e com o ônus de uma carga tributária exorbitante, há a sensação de um sonho que se realiza.
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás