Respostas
Resposta:
Um dos mais famosos filmes políticos de uma época bastante politizada (era a dos protestos contra a Guerra do Vietnã) que deu prêmio de Ator para Cucciola em Cannes. Trilha musical famosa de Ennio Morricone, embora o ponto alto seja a canção tema cantada por Joan Baez (célebre cantora de músicas de protesto).
O filme narra os fatos com sobriedade, sempre muito bem interpretado, sem exageros ou panfletarismo - mas na certeza de que eles eram inocentes e da injustiça que se cometeu. Por isso talvez seja um pouco didático, retratando a histeria e preconceitos da Era.
A cópia é apenas razoável, mas a edição se dá ao trabalho de colocar toda a letra da canção de Joan Baez na capinha interna.
Resposta:
Boston, início dos anos 20. Nicola Sacco (Riccardo Cucciolla) e Bartolomeo Vanzetti (Gian Maria Volonté) são dois imigrantes italianos, sendo o primeiro um sapateiro e o outro um peixeiro, que são detidos pela polícia. Ninguém negava que eram anarquistas, na verdade eles mesmo admitiam, pois acreditavam que era a única forma de o homem ser explorado pelo homem. Porém era duvidoso que Sacco e Vanzetti fossem culpados de um assassinato, que aconteceu em 15 de abril de 1920. O julgamento deles deixou de ser algo baseado na justiça e sim na política, pois deviam ser condenados por serem estrangeiros e seguirem uma doutrina política que se opunha ao conservadorismo, que tinha as rédeas do poder nos Estados Unidos.
Em 1920, os imigrantes anarquistas italianos Sacco Niccola e Bartolomeo Vanzetti são condenados à morte na cadeira elétrica, falsamente acusados do homicídio de um contador e de um guarda de uma fábrica de sapatos. Na verdade, eles são condenados devido a suas crenças políticas. O processo destaca não só a sua inocência, mas a vontade das autoridades dos EUA de realizar um ato de represália política, condenando à morte de maneira exemplar dois anarquistas, com o intuito de intimidar o movimento operário. Nos anos seguintes, a luta pela anulação da sentença leva milhares de pessoas às ruas em todo o mundo.
Explicação: