Conforme Áries (1981) e Nascimento (2006), numa sociedade como a nossa a criança pode não somente se beneficiar de novos saberes sobre a infância, mas tais saberes podem ser, também, orientados para outros beneficiários, como, por exemplo, o capital, isto é, os valores econômicos de uma sociedade capitalista. A criança torna-se o centro da vida familiar, além de ganhar destaque, também, na sociedade como um todo. Certas particularidades da infância passam a ser objeto de desejo numa sociedade de consumo e a criança transforma-se num pequeno grande consumidor, sendo também uma figura de apelo nas propagandas comerciais e outros programas.
Apoiados nos dizeres acima e no texto estudado na aula 4, analise as afirmativas abaixo.
I- As reflexões sobre a infância na atualidade precisam considerar a cultura na qual a criança vive.
II- A criança contemporânea tornou-se não só o centro da família, mas também o alvo de uma sociedade capitalista.
III- Os desdobramentos da emergência do sentimento de infância apresentam vários aspectos positivos para a criança na atualidade.
IV- A noção de infância atual garante a homogeneidade das crianças nas famílias e nas escolas, pois a infância tem o mesmo significado no mesmo espaço de tempo, numa dada sociedade.
V- Refletir sobre a infância e sua pluralidade dentro da escola é uma maneira de pensar na melhor forma de viver essa fase com todos os direitos e deveres assegurados.
Estão corretas as afirmativas:
Grupo de respostas da pergunta
II, III, IV e V, somente.
II, III, IV e V, somente.
I, II e IV, somente.
I, II, III e V, somente.
I e IV, somente.
Respostas
respondido por:
3
I, II, III e V estão corretas.
Áries nos mostra que o sentimento de infância, surgiu por volta dos séculos XVI e XVII, ou seja, essa noção é compreensível frente à inexistência de um sentimento de infância.
Essa noção foi difundida na sociedade moderna diante da concepção que na idade média não existia o sentimento de pertencimento ao mundo infantil, e, reafirma que essa realidade só foi implementada na sociedade descrevendo esse tipo de tratamento como muito mais frequente nas escolas do que nas famílias, dois pilares importantes para a formação desse jovem.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás