André é um garoto que viaja todos os anos com seus pais, que são fascinados pela natureza e sempre escolhem destinos eco turísticos. Em 2016, André foi para a Bahia, onde um morador local mostrou a ele o sariguê. André ficou confuso, pois já conhecia aquele animal pelo nome de gambá. Como se tratava de um animal comum, de fácil visualização na maior parte dos biomas brasileiros, André sempre perguntava o nome daquela espécie nos diferentes locais que visitava. Assim, André passou a colecionar nomes de um mesmo animal: mucura no Maranhão, sariguê na Bahia e gambá em Curitiba, onde vivia. Em 2018, quando estava no litoral do Paraná, seu vizinho pescador lhe chamou para ver uma raposa. André, sempre muito curioso pela fauna, esperava ver algum bicho parecido com um cachorro-do-mato. Mas quando o vizinho lhe apontou o animal, lá estava o gambá. Ao voltar para casa, André foi pesquisar e descobriu que sariguê, raposa, gambá, mucura, e suriê eram diferentes nomes dados em diferentes regiões para uma mesma espécie, Didelphis albiventris.
Podemos afirmar a partir da vivência de André que:
uma mesma espécie possui vários nomes científicos.
o nome científico é importante para que pesquisadores que habitem diferentes regiões e falem idiomas distintos saibam exatamente de qual espécie são os dados ou informações coletadas.
Didelphis albiventris é o nome científico do gambá em qualquer lugar do planeta, já sariguê, mucura e raposa são nomes populares.
o nome científico é sempre escrito em grego.
Didelphis é a espécie e albiventris é o gênero do gambá.
Respostas
respondido por:
32
Resposta:
Letra C
Explicação:
Um mesmo animal possui 3 nomes diferentes dadas por 3 regiões diferentes assim como essas regiões podem ter dado esses nomes ao animal, outras regiões até mesmo fora do Brasil podem dar também.
Porém, em qualquer lugar do mundo ele possui apenas um nome científico que é
Didelphis albiventris.
respondido por:
13
Resposta:
B e C estão corretas
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás