George Mead foi um dos fundadores do interacionismo simbólico, inovando ao considerar a dimensão psicológica e o processo de individuação em sua análise das interações sociais. Em relação ao pensamento de Mead sobre o ego e a vida social, assinale a alternativa correta.
a) O Mim é a parte do indivíduo que agrega o Self e o Eu, formando a personalidade e as particularidades de cada pessoa.
b) O Eu é a capacidade reflexiva do indivíduo, que passa a ter consciência de si mesmo e de suas singularidades.
c) O Mim está relacionado ao cumprimento das regras sociais, bem como à capacidade de ver nossas condutas a partir do olhar do outro. d) O Self é a dimensão anárquica da mente, que reage de forma imprevisível diante das ações do outro.
e) O Eu refere-se à dimensão mental que internaliza as normas sociais e organiza as nossas ações de acordo com o olhar de fora.
Respostas
Resposta: letra C.
O Mim está relacionado ao cumprimento das regras sociais, bem como à capacidade de ver nossas condutas a partir do olhar do outro.
Explicação:
Mead constrói os conceitos de Eu, Self e Mim para explicar o modo como o meio social está relacionado ao ego dos indivíduos. O Eu representa o imprevisível, o impulsivo e anárquico diante das interações sociais e as atitudes do outro. O Self, por sua vez, é a dimensão reflexiva e autoconsciente dos indivíduos. É o Self o responsável pelo olhar que o sujeito dá a si próprio e pelo qual se reconhece como indivíduo único. Por fim, o Mim representa todas as normas sociais internalizadas na mente dos indivíduos. O Mim orienta as condutas a partir do que o outro espera, estando relacionado à capacidade do indivíduo de se colocar no lugar do outro e imaginar como a sua ação será por ele compreendida.
Resposta:
letra C
Explicação:
c)
O Mim está relacionado ao cumprimento das regras sociais, bem como à capacidade de ver nossas condutas a partir do olhar do outro.