“Pode-se afirmar [...] que as experiências vivenciadas pelo jogo do faz de conta vai, gradativamente, revelando à criança, a cultura adulta a partir do momento em que ela confronta a sua condição com a realidade das funções sociais do ser adulto”.
Conforme os conteúdos do livro-base O universo lúdico no contexto pedagógico em relação à intervenção dos educadores nas brincadeiras de faz de conta dos alunos, é correto afirmar que:
A) Os educadores não devem interferir demasiadamente nas brincadeiras de faz de conta dos alunos.
B) Os educadores não precisam se preocupar com a segurança das crianças.
C) Os educadores precisam interferir nas brincadeiras da criança para que ela brinque de acordo com o que eles acham que está correto.
D) Cabe aos educadores dizer “não” o tempo todo para promover o autoconhecimento e elevar a autoestima do aluno.
E) As crianças precisam ser sempre controladas em suas experiências de faz de conta.
Respostas
Resposta:
letra A
Explicação:
os educadores nao devem interferir demasiadamente nas brincadeiras de faz de conta dos alunos.
A alternativa A está correta.
A ideia de infância nesse período não era como nos dias de hoje, sendo dividida essa relação apenas na sociedade moderna.
O ato lúdico no brincar tem grande importância em como a formação do aluno será feita, pois é nessa fase que ele passa a interagir com os colegas de classe e com os professores, aprendendo e experienciando novas coisas.
A brincadeira favorece os aspectos físicos e cognitivos das crianças, além de fortalecer a competitividade e o desenvolvimento físico. Por fim, é importante que a mediadora do ato de brincar seja dinâmica, não só em quadra mas em sala de aula, utilizando a inclusão para que todos os alunos participem.