Respostas
1ª Diferença = AGENTE TRANSFORMADOR
Na Compostagem os principais agentes transformadores são os microrganismos eficientes, principalmente BACTÉRIAS E FUNGOS, já na Vermicompostagem temos as MINHOCAS como protagonistas.
2ª Diferença = PRODUTO GERADO
Na compostagem obtemos o COMPOSTO ORGÂNICO. Através da Vermicompostagem, temos o famoso HÚMUS.
3ª Diferença = CARNES, CITRÍCOS E COZIDOS
Muitos perguntam: - É possível compostar carne, casca de laranja e alimento cozido? a resposta é SIM. Essa dúvida é motivada por conta da associação que muitos fazem de ‘compostagem’ ao uso de ‘minhocários/composteiras domésticas’. Como explicado acima, na vermicompostagem são utilizadas minhocas, que são animais mais sensíveis e, portanto, acabam morrendo em ambientes ‘hostis’. Na compostagem convencional, como a tecnologia de tratamento utilizada é a base de bactérias, TODO resíduo orgânico é aceito, até poeira, pelo de gato, caixa de pizza, carnes, alimentos cítricos e cozidos.
4ª Diferença = AMBIENTE
A processo de compostagem convencional é realizado em um ambiente totalmente controlado, onde monitora-se tudo o que que entra e os parâmetros como balanço de Carbono/Nitrogênio, temperatura, pH, umidade e teor de sólidos são aferidos e corrigidos diariamente. Na Vermicompostagem / compostagem doméstica, mesmo havendo presença de diversos microrganismos (além das minhocas), na maioria das vezes o controle é mais simplificado, tornando o ambiente desfavorável para que somente as bactérias degradem a matéria orgânica, por isso o incremento das minhocas.