A apropriação dos custos indiretos aos produtos necessita que a organização escolha um critério a ser seguido para tal apropriação.
SILVA, Juliana Moraes da; OLIVEIRA, Rosangela de. Custos da Qualidade. Maringá: Unicesumar, 2017
Quanto à alocação dos custos indiretos aos produtos pelo critério de ‘departamentalização’, analise as afirmativas a seguir:
I. Aloca os custos indiretos aos departamentos, independentemente dos mesmos processarem ou não os produtos em questão;
II. Permite que o(a) responsável da empresa por cada departamento tenha subsídios para analisar os custos do produto decorrentes de suas atividades.
III. Reduz as distorções causadas pelas alocações realizadas pelo critério de ‘unidades produzidas’.
É correto o que se afirma em:
Respostas
As afirmativas corretas são as II e III, apenas.
O custeio por absorção é um sistema o qual sua metodologia é bastante objetiva e todos os custos aos produtos ou serviços produzidos e, apenas eles, não estão fazendo parte dessas despesas.
Os critérios que podem ser adotados por essas empresas podem consistir no volume máximo de produção, na média de produção dos três últimos anos ou até mesmo a expectativa dos empresários quando da dimensão da capacidade produtiva da mesma.
Bons estudos!
Resposta: Alternativa 5: I, II e III.
Explicação:
I. CORRETA: Um exemplo seria o departamento de Recursos Humanos (RH), que não realiza nenhuma etapa de produção, mas que tem seu custo incidindo no valor final do produto.
II. CORRETA: Conforme página 117: "Para a primeira vantagem [Melhora no controle e análise], destaca-se que, uma vez que os departamentos são considerados como uma unidade operacional, em cada uma dessas unidades deve existir um responsável pelas atividades desenvolvidas (MARTINS 2010). Dessa forma, o responsável pelo setor terá maiores condições de analisar os custos do departamento, a qualidade das atividades desenvolvidas, favorecendo assim a tomada de decisão frente à sua cooperação na melhoria dos resultados que podem ser obtidos pela empresa."
III. CORRETA: Conforme página 120, 3º parágrafo: "Do exposto nesse exemplo percebe-se a importância da departamentalização, uma vez que possibilitou uma melhor alocação dos custos indiretos às peças produzidas, se não eliminando, mas reduzindo as distorções causadas pela alocação utilizada pelo critério de rateio em relação às unidades produzidas."