Respostas
Resposta:
C6H6O
Explicação:
Só mais umas curiosidades:
O hidroxibenzeno, também conhecido como fenol, benzenol, ácido carbólico, ácido fênico, ácido fenílico e mono-hidroxibenzeno, é um dos compostos aromáticos mais simples. Em 1834, o químico alemão Friedlieb Ferdinand Runge extraiu a substância do alcatrão de hulha, dando origem ao termo Karbolsäure, que significa ácido de óleo de carvão.
Em 1841, Auguste Laurent produziu pela primeira vez fenol puro, onde os cristais brancos exalavam um odor característico de desinfetantes. O nome fenol foi atribuído pelo químico francês Charles Gerhardt, a partir do termo “phene” criado por seu colega Auguste Laurent.
Fenol é o nome atribuído a um dos grupos funcionais das funções oxigenadas, que são constituídas por átomos de carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O).
No início dos anos 1900, o benzeno proveniente do coque passou a ser precursor na fabricação de fenol, através do intermediário ácido benzenossulfônico. Contudo, o fenol pode ser produzido da oxidação parcial do benzeno, pelo processo do cumeno (isopropilbenzeno) ou pelo processo Raschig-Hooker. Atualmente, o benzeno é obtido por reformação catalítica ou cracking a vapor de petróleo, onde o fenol é sintetizado a partir do benzeno via isopropilbenzeno.
O hidroxibenzeno, apresenta massa molar 94 g/mol, aparência sólida, cristalina, coloração branca, caráter ácido fraco, por ser um monofenol, possui característica polar, com o vetor resultante no sentido do átomo de oxigênio mais eletronegativo. É capaz de se ionizar com a água formando o íon hidrônio, e reagir com bases originando sal e água.
Espero ter ajudado, bjusS2