• Matéria: Filosofia
  • Autor: A992012
  • Perguntado 7 anos atrás

Fórum de Discussão Avaliativo -Ciclo 2 Leia atentamente os lembretes a seguir: 1.No ciclo 2 você também deve responder ao professor. Essa resposta será avaliada pelos seus colegas quanto à relevância. O cômputo de sua nota dependerá da quantidade de likes (máximo 10 likes) que você obtiver nessa postagem; 2.Você também poderá fazer quantas postagens desejar respondendo aos seus colegas. Não esqueça de também avaliar as contribuições relevantes de seus colegas; 3.As suas respostas à postagem do professor devem ser bem fundamentadas e relevantes, não apenas 'concordo' ou 'discordo'; 4.Lembre-se que o importante não é a quantidadede respostas postadas e sim a relevância da mesma. Na Atividade do Ciclo 1 você fez uma reflexão sobre a importância do pensamento de Foucaulte os processos para a educação democrática. Agora é o momento de interagir com os seus colegas, é o momento de debater com os que tem perspectivas semelhantes as suas e com os que tem perspectivas diferentes a fim de ampliar o seu ponto de vista e a sua percepção a respeito do tema em questão. Sendo assim, responda ao seguinte questionamento: A questão da escola na visão de Foucault é reprodutora, conforme fórum do ciclo 1. Qual a maior dificuldade em realizar o processo de ruptura da reprodução e consolidação da escolar democrática? Feito isso, escolha uma postagem que tem uma ideia semelhante a sua e comente. Comente também uma postagem que tem uma ideia diferente da sua. Vamos movimentar as discussões? Abraços.

Respostas

respondido por: Anônimo
1

Resposta:

No Estado do Paraná existem atualmente três etnias indígenas: Guarani, Kaingang e Xetá. A grande maioria vive nas 17 terras indígenas demarcadas pelo governo federal, onde recebe assistência médica, odontológica e educação diferenciada bilíngüe.

A economia dessas comunidades indígenas baseia-se na produção de roças de subsistência, pomares, criação de galinhas e porcos. Para complementar a renda familiar, produzem e vendem artesanato como cestos, balaios, arcos e flechas.

Professores índios alfabetizam as crianças na língua Guarani ou Kaingang, o que tem contribuído para a valorização dos conhecimentos tradicionais e a conseqüente preservação da identidade cultural.

É grande a influência que o paranaense recebeu desses grupos indígenas. Na culinária, além do consumo da erva-mate fria ou quente, adotamos o costume de preparar alimentos com mandioca, milho e pinhão, como o mingáu, a pamonha e a paçoca.

No vocabulário é freqüente o uso de palavras de origem Guarani para designar nomes de espécies nativas de frutas, vegetais e animais. Podemos citar como exemplos: guabiroba, maracujá, butiá, capivara, jabuti, biguá, cutia. De origem Kaingang temos os nomes de municípios como: Goioerê, Candói, Xambrê e Verê.

Perguntas similares