(UECE) A Confederação dos Quilombos de Palmares é considerada por alguns historiadores como a maior ameaça à ordem escravista conhecida pelo estado colonial brasileiro.
No que tange à citada confederação, assinale a opção que contém afirmação INCORRETA.
a) Inicialmente, as “comunidades” quilombolas procuravam apenas passar despercebidas aos colonos e grandes proprietários de terras.
b) Os quilombos eram reprimidos pelos capitães-do-mato, pelas tropas particulares contratadas pelos grandes proprietários e por milícias oficiais.
c) O Quilombo de Palmares foi apenas um entre tantos outros quilombos existentes no Brasil e em nada se diferenciou de tantos outros perdidos nas matas brasileiras.
d) O Quilombo de Palmares era cercado por paliçadas, fossos e armadilhas e durante décadas resistiu aos ataques de tropas particulares e oficiais.
Respostas
Sobre o Quilombo dos Palmares, a opção que contém afirmação INCORRETA é:
C) O Quilombo de Palmares foi apenas um entre tantos outros quilombos existentes no Brasil e em nada se diferenciou de tantos outros perdidos nas matas brasileiras.
> Na verdade, esse foi o quilombo mais importante de todos, pois foi o que reuniu um maior número de escravos (cerca de 20 mil), era o de maior extensão e o que durou mais tempo (de 1580 a 1694).
O líder mais famoso foi Zumbi dos Palmares, que liderou de 1678 a 1694, quando o quilombo foi destruído pelos portugueses.
Durante todo o século XVII o Quilombo do Palmares era constantemente alvo de ataques de tropas particulares e oficiais.
Resposta:
C) O Quilombo de Palmares foi apenas um entre tantos outros quilombos existentes no Brasil e em nada se diferenciou de tantos outros perdidos nas matas brasileiras.
Explicação:
A proposta era a de que os palmarinos parassem de receber escravos fugidos, depusessem suas armas e deixassem de fazer armadilhas. Em contrapartida, poderiam viver em liberdade, plantando e negociando com os brancos.