• Matéria: História
  • Autor: zildasebastiao
  • Perguntado 7 anos atrás

Assinale a alternativa incorreta:

O que essencialmente diferenciou a proposta de educação popular de Paulo Freire das anteriores foi a aliança entre uma agenda educacional (como no caso da alfabetização) e uma luta política pautada a partir da voz do povo.
Nos movimentos de cultura popular dos anos sessenta, inserem-se os importantes trabalhos de Paulo Freire.
Paulo Freire defende que a educação deve ser entendida como um direito e enxergada como um processo ao mesmo tempo político e pedagógico de formação da consciência sobre sua realidade.
Na transição entre as décadas de cinquenta e sessenta, os estudos de Paulo Freire limitam-se a questões nacionais e desenvolvimentistas, deixando a questão da democracia em segundo plano.

Sinalizar esta pergunta
Pergunta 22 pts
Assinale verdadeiro (V) ou falso (F):

Segundo Paulo Freire, o desenvolvimento deve ser interpretado como um esforço de libertação da nação ou do povo, sendo considerado objetivo a ser alcançado com uma transformação na consciência da sociedade brasileira.
Desde as décadas de cinquenta e sessenta, Freire defendia a abertura da sociedade à nova configuração de participação social, cujo objetivo é fazer emergir e integrar cada vez mais os setores marginalizados nas esferas de decisão política.
Conforme Freire, as preocupações de cunho pedagógico e mesmo as especificamente voltadas à alfabetização se caracterizam por enxergar a educação e a aprendizagem da leitura e da escrita como partes indissociáveis de uma totalidade social e culturalmente condicionada por dilemas históricos.
De acordo com Freire, o analfabetismo resulta da privação do direito à educação e da distância – intencionalmente construída – entre a escola e as classes populares.
Assinale a alternativa correta:

F – F – V – V
F – V – F – V
F – V – F – F
V – V – V – V

Sinalizar esta pergunta
Pergunta 32 pts
Considere as seguintes afirmações a respeito da concepção filosófica de homem trazida por Paulo Freire:

Sustenta-se sob a noção de que o ser humano é um “ser de relações”.
Enquanto “ser de relações”, o ser humano apreende as contradições do mundo natural e social, incorporando suas reverberações na individualidade e na formação da subjetividade, humanizando o mundo e a si mesmo.
O ser humano não se constitui só, mas com outros homens e mulheres que percorrem (de diferentes maneiras) processos comuns de formação nos encontros da vida, nos quais pode tanto buscar integrar-se à realidade ou, diante dela, permanecer acomodado e ajustado.
O esforço de unir as multifacetadas dimensões humanas no bojo de uma construção histórica socialmente condicionada representa, no pensamento de Freire, seu comprometimento com os problemas propriamente humanos, tomados em sua coletividade ou sociabilidade.
Freire detém-se no homem biológico, com suas particularidades físico-orgânicas.
Freire defende que homens e mulheres participam da história individualmente, construindo memórias individuais, que devem ser resguardadas em prol de uma educação solidária.
Segundo Freire, teoria e práticas educativas deveriam ser estudadas e construídas separadamente, devido às suas especificidades.
Agora, assinale a alternativa correta:

Apenas as afirmações I e II estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
Apenas as afirmações I, II, III e IV estão corretas.
Todas as afirmações estão incorretas.

Sinalizar esta pergunta
Pergunta 42 pts
Preencha as lacunas abaixo com os seguintes nomes da teoria da aprendizagem: Skinner, Piaget, Vygotsky, Ausubel, Freire e Wallon.



Segundo _________, a alfabetização é fundamental para que uma nação conheça a liberdade e a autonomia.
Os conteúdos trabalhados na sala de aula devem fazer sentido para o aluno e relacionar-se com os conhecimentos por ele acumulados, de acordo com _________________, teórico que propõe a Teoria da Aprendizagem Significativa.
Para ___________, “o conhecimento não procede nem da experiência única dos objetos nem de uma programação inata pré-formada no sujeito, mas de construções sucessivas com elaborações constantes de estruturas novas”.
Ao tratar das origens do pensamento, entendido como inteligência discursiva, ___________se volta a uma descrição psicológica de crianças de 5 a 7
Segundo____________, a Análise do Comportamento tem o papel de gerar conhecimento que nos capacite a lidar com o comportamento (seja ele de humanos ou não humanos) de modo mais eficiente.
________________aponta o papel fundamental do signo enquanto instrumento capaz de propiciar a interação do homem com o meio social. Quando passa a ser internalizado, o signo contribui para o pensamento consciente do sujeito, ou seja, para a capacidade do sujeito de organizar e elaborar suas próprias ações e agir sobre o meio social, modificando o ambiente externo e a si mesmo.
Vygotsky – Wallon – Freire – Skinner – Piaget – Ausubel
Freire – Ausubel – Piaget – Wallon – Skinner – Vygotsky
Piaget – Freire – Wallon – Vygotsky – Skinner – Ausubel
Freire – Piaget – Vygotsky – Wallon – Vygotsky – Skinner


Respostas

respondido por: brunoalexandre94
24

Resposta:

1) Na transição entre as décadas de cinquenta e sessenta, os estudos de Paulo Freire limitam-se a questões nacionais e desenvolvimentistas, deixando a questão da democracia em segundo plano.

2) V – V – V – V

3) Apenas as afirmações I, II, III e IV estão corretas.

4) Freire – Ausubel – Piaget – Wallon – Skinner – Vygotsky

5) Paulo Freire e Vieira Pinto compartilharam ideias pedagógicas que abrangiam a submissão do educando ao educador, a aula centrada no professor, com características magistrocêntricas e um ensino livresco e avaliativo

Explicação:


nadiaabdala: Todas corretas. Obrigada
Perguntas similares