Para Santos e Ceballos (2006), "o Cooperativismo nada mais é que uma associação de pessoas unidas a fim de cooperar umas com as outras, visando à solução de problemas econômicos por meio da solidariedade humana. É um movimento social em forma de sistema econômico, que busca, através das cooperativas, a organização e a distribuição de riquezas. Assim, é possível promover o desenvolvimento econômico e bem-estar social".
SANTOS, C. C. M.; CEBALLOS, Z. H. de M. A importância do cooperativismo. VI Encontro Latino Americano de Pós-Graduação. São José dos Campo: UNIVAP, 2006. Disponível em:
Diante deste contexto, indique a alternativa correta que apresenta os referenciais fundamentais do cooperativismo.
A- Participação nos lucros, autonomia, dependência e ênfase financeira.
B- Participação democrática, solidariedade, independência e autonomia.
C- Participação em projetos sociais, ações abertas na bolsa de valores, solidariedade e recursos próprios.
D- Participação nas decisões políticas públicas, divisão de lucros entre os cooperados de forma igualitária, sustentabilidade e autonomia.
E- Participação gratuita em eventos privados e públicos, liderança em tecnologia, ênfase na produção agrícola, mas sem gerar lucro.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Participação democrática, solidariedade, independência e autonomia.
Explicação:
É um sistema fundamentado na reunião de pessoas, e não no capital – ele visa às necessidades do grupo, e não o lucro –, buscando a prosperidade conjunta, e não a individual. Essas diferenças fazem do cooperativismo a alternativa socioeconômica que pode levar ao sucesso empreendimentos com equilíbrio e justiça entre os participantes.
Apostila SENAR de Associativismo, Cooperativismo e Sindicalismo, pág. 39/40.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás