FUVEST 2002 – Podemos afirmar que a rede urbana no Brasil é
Escolha uma:
a. pouco densa no Sul, devido ao desenvolvimento agrícola baseado no minifúndio familiar, voltado à produção de trigo para o consumo interno.
b. pouco densa no Norte, apresentando uma estrutura hierárquica incompleta, apesar dos investimentos estrangeiros em infraestrutura urbana, a partir de 1970.
c. densa no Sudeste, devido à bem desenvolvida infraestrutura de transporte e ao número de cidades, viabilizando um sistema de fluxos de mercadorias e de pessoas.
d. densa no Centro-Oeste, devido ao desenvolvimento agrícola baseado na produção de soja e trigo, constituindo uma hierarquia urbana completa.
e. rarefeita no Nordeste, devido à migração da população para outras regiões do país, que oferecem oportunidades de trabalho.
Respostas
Chamamos de rede urbana a interligação entre algumas cidades que se estabelece a partir dos fluxos de pessoas, mercadorias, capitais e informações.
Com isso, acaba sendo formada uma espécie de hierarquia entre as cidades, onde uma é mais atrativa que outra. Por exemplo, uma cidade grande possui setores de serviço (como saúde, transporte e educação) mais bem desenvolvidos que uma cidade de interior, assim como mais ofertas de trabalho. Isso se dá devido a variação da oferta de serviços e demanda que a cidade tem.
No Brasil temos uma rede urbana mais densa no Sudeste, devido à bem desenvolvida infra-estrutura de transporte e ao número de cidades, viabilizando um sistema de fluxos de mercadorias e de pessoa.
Logo, a alternativa "c" está correta.
Espero ter ajudado, bons estudos :)
Resposta:
densa no Sudeste, devido à bem desenvolvida infraestrutura de transporte e ao número de cidades, viabilizando um sistema de fluxos de mercadorias e de pessoas
Explicação: