Respostas
No dia 15 de Outubro é comemorado o dia do professor, Essa data homenageia os profissionais responsáveis pelo desenvolvimento da educação e conhecimento do país. Desde do ensino educação infantil até o o ensino superior, E é uma das Profissões mais importantes praticada no mundo!
A origem do dia dos professores vem do Primeiro Reinado, Em 15 de Outubro de 1827, Dom Pedro I decretou o Ensino Elementar no Brasil e nesse decreto ele estabeleceu a regulamentação dos Conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhista.
Em 1947, Salomão Becker professor paulista, teve a ideia de criar nessa data uma confraternização em homenagem ao dia do professores, Em também razão da necessidade de uma pausa no segundo semestre, pois os professores ficavam sobrecarregados de aulas.
No brasil ser professor tem algumas dificuldades, A profissão é desvalorizada, Os profissionais da área sofre com o baixo salário, com as precárias condições de trabalho e com o aulas excessivas. As super-lotacões de sala de aula e com as indisciplina dos alunos.
Apesar de todas as dificuldades, a carreira de professor é bastante importante e oferece uma grande oportunidade para que as pessoas acumularam saberes!
Resposta: Paulo Freire, reconhecido pedagogo brasileiro, revolucionou a forma de educar no Brasil ao acreditar que a educação só conseguiria evoluir com profissionais capacitados pedagogicamente. É possível afirmar que no século XXI a violência é o principal problema enfrentado pelo educador e o estudo da pedagogia humana é a forma mais viável de reverter esse quadro.
Vale salientar, de início, que, a violência doméstica é a primeira barreira enfrentada pelo professor. Abusos sexuais, agressões e explorações são fatores que levam ao aluno diversos problemas. Prova disso é a grande quantidade de jovens com déficit de atenção e bloqueio de aprendizagem por sofrerem, em casa, algum tipo de violência. Alguns professores que não desfrutam de capacitação e aparato suficientes se vêm sem condições para agirem com eficácia.
Além disso, a violência do aluno para com o professor também é um fator a ser debatido. Impedido de cobrar ao aluno maior comprometimento ou, até mesmo, reprová-lo por falta da assimilação de assuntos, os professores convivem todos os dias com o medo. É comum que, principalmente em bairros periféricos, educadores sejam ameaçados, agredidos e mortos, explicitando um problema que foge às salas de aula.
Ante o exposto, fica claro, portanto, a necessidade de intervenção do Ministério da Educação e da família.Em primeiro lugar, baseando-se nas ideias de Paulo Freire, o Ministério da Educação deve oferecer cursos na área de pedagogia aos professores a fim de lhes ensinar métodos para lidar e perceber o comportamento do aluno que supostamente é vítima de algum tipo de agressão doméstica. Por fim, a família deve se fazer presente na vida acadêmica do aluno e educá-lo com ensinamentos sobre o respeito para com as pessoas e, principalmente, com os professores. Desse modo, obter êxito no projeto Pátria educadora será possível.
Explicação: