Respostas
Resposta:
Existem seis funções da linguagem, função emotiva, função referencial, função conativa, função metalinguística, função poética e função fática.
Explicação:
EXEMPLOS:
A linguagem é a expressão do pensamento em palavras na forma oral, escrita e linguagem de sinais. No entanto, existem seis funções da linguagem, função emotiva, função referencial, função conativa, função metalinguística, função poética e função fática.
1. Função emotiva (expressiva)
Caracterizada pela subjetividade com o objetivo de emocionar. É centrada no emissor, ou seja, quem envia a mensagem. A mensagem não precisa ser clara ou de fácil entendimento.
Exemplo: Nós te amamos!
2. Função denotativa (referencial ou informativa)
Possui a finalidade de informar, notificar, anunciar, indicar, referenciar. A informação é objetiva sobre a realidade, um bom exemplo de função denotativa são as notícias.
Exemplo: “De acordo com os dados facultados pela Polícia Militar, sobe para 12 o número de vítimas em estado grave após o confronto entre as equipes de futebol nesta quarta-feira, entre as quais 3 mulheres.”
3. Função conativa (apelativa)
Procura convencer o leitor, dar conselhos ou ordens. A função conativa está em livros didáticos, manuais, livros de autoajuda e textos publicitário.
Exemplo: Você não pode perder o desconto dessa semana!
4. Função metalinguística
Usa a mesma linguaguem para explicar a mesma mensagem. Explica um código usando o próprio código.
Exemplo: Uma poesia que fale sobre poesia.
5. Função poética
Muitos confundem com a função emotiva. A emotiva tem como objetivo emocionar o leitor. Já a função poética se importa mais com a mensagem em si e a forma de como ela será transmitida. As palavras são usadas no sentido figurado.
6. Função fática
Interação entre emissor e receptor. Essa é a linguagem que mais usamos no dia a dia.
Exemplo: Telefonemas, cumprimentos, saudações.