• Matéria: Filosofia
  • Autor: Carolines2s2
  • Perguntado 9 anos atrás

Gram sei afirma que "não se pode pensar em nenhum homem que não seja também filósofo": oque cada um de nós tem em comum com comum com o filósofo? E em que dele nós distinguimos? Quais têm sido suas principais questões "filosóficas"?

Respostas

respondido por: phol13
1
O filósofo se distingue com as pessoas por ele querer ter posse do conhecimento, ele quer saber sobre todas as coisas, que existem, que podem existir e que já existiram, sobre o universo, sobre os problemas políticos e sociais, sobre as inovações, uma reflexão sobre a vida, para isso ele usa as ferramentas: a observação, o pensamento, a indagação e a duvida.

"pensar é uma arte, duvidar faz parte"

espero ter ajudado

Carolines2s2: Obrigada ajudou bastante *.*
respondido por: Rosimar07
2
Todo ser humano em sua essência é um filósofo,mesmo que não tenha essa percepção.Quando nos questionados sobre qualquer situação política, econômica, social ...Estamos mesmo que inconscientemente buscando uma solução pessoal, ou seja ,dando a nossa própria interpretação para aquela situação .
Isso é filosofia a busca constante de encontrar soluções.
A distinção vem do pressuposto que enquanto nós só pensamos . Os filósofos externam as suas críticas ,e a sua insatisfação; ao mesmo tempo eles conseguem externar soluções viáveis para as situações.
O seu senso mais aguçado ,para a interpretação do mundo em que vivemos , faz com que eles sejam mais coerentes e conclusivos em suas soluções .
As minhas principais questões filosóficas se concentram na educação .
Não só enquanto "escola" mas principalmente a educação familiar.
Nos dias de hoje é muito comum você ouvir a frase: "A escola tem a obrigação de educar.
O que não é verdadeiro , a escola tem a obrigação, de ensinar e preparar ,os jovens para o mercado de trabalho e suas realizações profissionais .
Cabe a família a educação no seu sentido real, o respeito ao próximo, a humildade de reconhecer os seus erros ... A vontade de se dedicar as suas tarefas com afinco ,para que possa se tornar um adulto realizado.
Existe uma frase muito simples que diz assim:
Se realmente quisermos entender as atitudes de um" jovem problemático ".
Devemos conhecer em primeiro lugar a sua família.

Rosimar07: Antes de começarmos sócrates era um filósofo que tinha como meta ,orientar os jovens para que eles pudessem entender o mundo e a sociedade com um olhar crítico ,ou seja,questionando questões políticas, religiosas e sociais.Os inimigos de Sócrates hoje seriam os que detém a hegemonia do poder no país é,incluindo políticos, empresários...Se sócrates hoje orientando a nossa juventude,ela teria um olhar crítico e isso dificultaria as manobras e manipulações feitas pelos poderosos.
Rosimar07: A filosofia tem como meta entender as nuances das coisas que acontecem em nossa sociedade. A filosofia ela tem como principal objetivo promover debates para que se possa entender e achar uma solução para a questão em debate. Com isso logicamente há divergências de opiniões que vão vão sendo externas até que se chegue a um consenso.A filosofia é importantíssima pra que possamos refletir e buscar mudanças em muitas situações da nossa vida.
Rosimar07: não é externa é externadas
Rosimar07: Bom minha linda já fiz da uma lida e vê se está dentro do contexto que foi falado em sala de aula.se faltou algo me avisei.Beijos Boa sorte
Carolines2s2: Obrigada obrigadaaa mesmo
Carolines2s2: Beijos, tenha uma otima noite
Rosimar07: Beijos para você também e sempre que precisar é só mandar as perguntas que te ajudo
Rosimar07: Quando for feita a correção por favor me informe de como foi a avaliação das respostas
Carolines2s2: Ok rsrsrs *_*
Rosimar07: Rsrs obrigada
Perguntas similares