• Matéria: Direito
  • Autor: angelrf55
  • Perguntado 7 anos atrás

O mínimo existencial representa o mínimo de direitos que deve ser garantido aos indivíduos e está diretamente ligado ao Princípio da Dignidade da Pessoa Humana. Diante do conteúdo ministrado, assinale a alternativa que contem dois dos elementos que compõe este mínimo existencial na visão de Ana Paula de Barcellos:

assistência aos desamparados e moradia
acesso à justiça e transporte
acesso à justiça e lazer
educação básica e saúde básica
acesso à justiça e viagens

Respostas

respondido por: alinepizanisilva1
0

Resposta:O mínimo necessário à existência constitui um direito fundamental, posto que sem ele cessa a possibilidade de sobrevivência do homem e desaparecem as condições iniciais da liberdade. A dignidade humana e as condições materiais da existência não podem retroceder aquém de um mínimo, sendo dever do Estado fornecer as prestações materiais básicas, sob pena de intervenção do Poder Judiciário. O princípio da dignidade da pessoa humana é considerado o princípio norteador do ordenamento jurídico brasileiro, sendo a base de todos os direitos constitucionais, e ainda, orientador estatal, visto que todas as decisões tem que serem pautadas com o objetivo de garantir que a dignidade da pessoa humana seja preservada. O presente estudo tem como objetivo analisar o papel do mínimo existencial enfatizando a sua relevância para a efetivação do princípio da dignidade da pessoa humana, destacando o papel da jurisprudência no afastamento dos principais obstáculos jurídicos (reserva do possível, separação de poderes, legalidade orçamentária) alegados pelo Poder Público na tentativa de justificar sua omissão administrativa na implementação de políticas públicas essenciais.

Explicação:A dignidade da pessoa humana, na condição de instituto jurídico, deve ser entendida como o arcabouço de direitos e prerrogativas que garantem ao homem uma existência digna, baseada nos princípios da liberdade e da igualdade. Assim sendo, o princípio da dignidade humana consistiria no próprio fundamento das democracias sociais.

Perguntas similares