A circulação pulmonar é um sistema que envolve a dinâmica do sangue nos pulmões a partir da pressão e da taxa de fluxo sanguíneo. Assinale a alternativa correta sobre este sistema: a)A taxa do fluxo sanguíneo através dos pulmões é bem mais baixa do que em outros tecidos. b)Apesar da alta taxa de fluxo sanguíneo, a pressão sanguínea pulmonar é baixa em relação à pressão sanguínea sistêmica. c)O volume do líquido intersticial pulmonar é geralmente alto e isto faz com que a distância entre o espaço aéreo alveolar e o endotélio capilar seja grande. d)A resistência baixa da circulação pulmonar pode ser atribuída ao maior comprimento total dos vasos sanguíneos pulmonares. e)Em geral, a pressão hidrostática resultante que filtra o líquido de um capilar pulmonar para o espaço intersticial é alta, já que a pressão sanguínea média também é alta.
Respostas
Resposta:
Letra b
Explicação:
A pressão arterial pulmonar média é de 25/8 mmHg, muito mais baixa do que a pressão sistêmica média de 120/80 mmHg. Isto se dá porque o ventrículo direito não precisa bombear o sangue tão vigorosamente para gerar o fluxo sanguíneo através dos pulmões, visto que a resistência da circulação pulmonar é baixa.
Sabendo sobre os conceitos e características do sistema circulatório humano, pode-se afirmar que, apesar da alta taxa de fluxo sanguíneo, a pressão do sangue no pulmão é baixa quando comparada a pressão sanguínea sistêmica. Portanto, a alternativa correta é a opção B).
Por que a pressão sanguínea pulmonar é menor que a pressão sanguínea sistêmica?
Como o percurso que deve ser realizado pelo sangue na circulação sistêmica é maior (do coração até o pé), é necessário que a parte esquerda do coração bombeie mais forte (maior pressão). Como a circulação pulmonar é menor, a parte direita do coração não necessita realizar tanta força (menor pressão) para o sangue ser deslocado.
Saiba mais sobre circulação sanguínea em: brainly.com.br/tarefa/1384782
#SPJ2