Respostas
Resposta:
O que diferenciou tanto da Vinci do restante e que o caracterizou como um gênio, e não apenas extraordinariamente inteligente: sua intensa curiosidade e criatividade; a habilidade de aplicar a imaginação ao intelecto.
Explicação:
Leonardo da Vinci (15 de abril de 1452 – 2 de maio de 1519) foi um artista, humanista, cientista, filósofo, inventor e naturalista durante o Renascimento italiano. Sua genialidade estava na capacidade de unir a observação com a imaginação/fantasia e de aplicá-la ao intelecto e à sua natureza universal.
Em 1464, Da Vinci foi morar em Florença, e o engenheiro Andrea del Verrocchio foi seu mentor. Ensinou a Leonardo o estudo de anatomia de superfície, mecânica, geometria, técnicas de desenho e efeitos da luz e sombra em materiais.
Nesse contexto de Florença, o patrocínio das artes, o governo autocrático e a habilidade de Lourenço de Médici (Duque da região) em manter um equilíbrio pacífico de poder com as cidades-Estado rivais ajudaram a tornar Florença, durante o começo da carreira de Leonardo por lá, um berço das artes e do comércio.
Quer saber mais sobre o porquê Da Vinci é tão importante para história da arte? No Arteref tem o tema completo e diversas matérias sobre o artista:
arteref .com/arte/leonardo-da-vinci/