No termo de referência desse projeto ambiental, é necessário a realização da caracterização da área a ser recuperada, ou seja, a situação original imediatamente antes da degradação ou alteração e o levantamento do ecossistema de referência e situação atual, após a degradação. SAMPAIO, A. C. F.; SILVA, M. E. Z. da; PARDO, P. Gestão de Projetos Ambientais. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2019. O projeto ambiental citado acima é o:
Alternativa 1: Plano de Emergência Individual (PEI).
Alternativa 2: Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD).
Alternativa 3: Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS).
Alternativa 4: Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS).
Alternativa 5: Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIV/RIV).
Respostas
Alternativa 1.
Diante da existência de qualquer acontecimento que promomova alteração do ecossistema, é de essencial importância a elaboração de planos e táticas a fim de que medidas sejam efetivas na restauração de tal bioma ou ecossistema.
Sendo assim, é essencial que a caracterização da área ocorra, bem como a definição dos aspectos inerentes ao meio ambiente local e a necessidade de recuperação que apresenta.
Resposta:
Alternativa 2: Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD).
Explicação:
Vide p. 115 do livro.
"4. Caracterização da Área a Ser Recuperada - situação original imediatamente antes da degradação ou alteração. Ecossistema de referência e situação atual, após a degradação, contemplando relevo, solo e subsolo,
hidrograia e cobertura vegetal."