Embora pareçam ser problemas muito diferentes, as mudanças climáticas e a poluição do ar estão intimamente interligadas, de modo que, ao reduzir a poluição do ar, também protegemos o clima. Os poluentes do ar incluem mais do que apenas gases do efeito estufa como o CO2 (1), CH4 (2) e SO2 (3). Mas existe uma grande justaposição entre esses tipos de substância: os dois interagem frequentemente um com o outro
A geometria molecular dos compostos (1), (2) e (3), citados no texto, é respectivamente:
angular, piramidal e linear.
angular, tetraédrica e linear.
linear, piramidal e angular.
linear, tetraédrica e linear.
linear, tetraédrica e angular.
Respostas
Resposta:
linear, piramidal e angular
Explicação:
1) CO2
Os oxigênios (6A) fazem ligações duplas com o carbono (4A). Como não restam elétrons para formar outras ligações (octetos do carbono e do oxigênio completos), a geometria é linear.
2) CH4
Os hidrogênios (1A) fazem ligações simples com o carbono (4A), dando cada um 1 elétron para preencher o octeto dos dois elementos, de modo que a estrutura formada é uma pirâmide, logo geometria piramidal.
3) SO2
Os oxigênios (6A) fazem ligações duplas com o enxofre (6A), mas, pelo enxofre 6 elétrons na camada de valência, ele faz essas ligações do tipo covalente (compartilha elétrons) usando 4 elétrons, restando dois.
Esses dois elétrons formam uma nuvem eletrônica que "empurra" as ligações S=O para baixo, criando um ângulo. Logo, a geometria é angular
(Na figura, note a figura formada pela ligação dos hidrogênios em CH4 e os elétrons restantes em SO2)
Resposta:
O CORRETO E LINEAR, TETRAEDRICA E ANGULAR
Explicação: