• Matéria: Administração
  • Autor: alinycarvalho16
  • Perguntado 7 anos atrás

Boa Noite. Estou desesperada para entender o que aconteceu no ano de 1983 em relação a economia do Brasil tenho um trabalho para apresentar, porém o linguajar usado no livro a ordem do progresso não tem me ajudado. Preciso do resumo do ano inteiro

Respostas

respondido por: ThyagoMelo
0

Em 1983 com novo pacote ortodoxo monitorado pelo FMI a inflação passou para 200%%, havendo equilíbrio da balança comercial.

Mesmo assim a década foi de crise do milagre brasileiro, recessão e enorme crescimento da dívida externa. Para muitos economistas é considerada uma década perdida. O crescimento do PIB ao longo dos anos 80 foi de 1,6% ao ano. Pela primeira vez no século a renda per capita manteve-se estagnada por uma década inteira.

Em 1983 havia cessado o fluxo de empréstimos externos voluntários

A produção do setor de consumo de bens duráveis caiu 30,1% entre 80 e 90. A de bens de capital 41,1% A produção industrial em seu conjunto decresceu 20,4%%.

A balança comercial no período apresentou superávits significativos devido às medidas de estímulo às exportações, sob pressão dos credores internacionais. A política de geração de superávits comerciais, iniciada em 1982, causou seus problemas:

“Para gerar esses megasuperávits comerciais, a política econômica brasileira ao longo dos anos 80, acionou uma série de mecanismos que levaram sim, a aumentar as exportações e diminuir as importações, mas que tinham repercussões geralmente desfavoráveis sobre as finanças do setor público. Então, através de medidas que foram mantidas ou ampliadas, câmbio, tarifas, incentivos fiscais, subsídios diretos, creditícios, ampliação do crédito ao setor privado, etc., nós fizemos um grande esforço para a geração de um superávit comercial, mas em grande medida à custa de pressões sobre o orçamento do setor público. “(Batista Júnior, Paulo Nogueira. F S P, 11.2.1990, p. B-4, 5).

A expansão das exportações não decorreu de uma eventual superioridade tecnológica, mas da disponibilidade de recursos naturais e do baixo custo da mão de obra.

No governo Sarney os planos Cruzado I, II, Bresser e Verão foram tentativas de reduzir a espiral inflacionária.

A década de 80 no Brasil deve ser mais lembrada pela redemocratização, pelo fim da ditadura e pela realização de eleições diretas para presidente, pois em termos econômicos pouco produziu.

Com a crise da dívida externa o Estado parou de investir. Tendo em vista a grande participação do investimento estatal na ampliação da infraestrutura econômica e no estímulo a atividade em setores básicos com a indústria de bens de capital o resultado desta retração foi a estagnação do crescimento econômico que se projetou pelas décadas de oitenta e noventa.

Porém a década perdida não implicou em destruição da capacidade produtiva e o setor privado chegou a reforça a capitalização. As exportações foram ampliadas e diversificadas, alguns setores industriais avançaram significativamente, como a celulose, o alumínio e a petroquímica e reduziu-se a dependência do petróleo.

Fonte: administradores .com

Perguntas similares