Respostas
Resposta:
A contracultura é a mentalidade dos que rejeitam e questionam valores e práticas da cultura dominante da qual fazem parte.
Na sociologia, a contracultura refere-se a um movimento libertário de contestação que surgiu na década de 60 nos Estados Unidos.
Representou um movimento de rebeldia e insatisfação que rompeu com diversos padrões, ao contestar de forma radical comportamentos da cultura dominante. No entanto, vale lembrar que ele possui um caráter pacífico.
Exemplos:
O surgimento da bossa nova e da consolidação da MPB (Música Popular Brasileira) representaram movimentos associados a contracultura no Brasil, além do rock’n’roll.
Todos buscavam a mudança de valores da sociedade, e da mesma forma que nos Estados Unidos, pregavam a paz, a harmonia e a igualdade.
Também no cinema e outras formas artísticas o movimento de contracultura fez-se presente no Brasil, Destacam-se o Cinema Novo, a cultura engajada dos Centros Populares de Cultura e o movimento do Tropicalismo. Todos eles possuíam uma visão crítica da situação política e social do país.
Mais exemplos:
Como exemplos de movimentos relacionados com a contracultura temos:
Movimento Beatniks
Movimento Hippie
Movimento Punk
Movimento Anarquista
Bons estudos ^^