• Matéria: Filosofia
  • Autor: allana434
  • Perguntado 7 anos atrás

Preciso de ajuda por favor.....

Anexos:

Respostas

respondido por: davegrohl2006
1

Resposta:

1) Segundo o Racionalismo, somente o pensamento ou a razão é considerada uma fonte segura do conhecimento. O conhecimento verdadeiro só é possível se este for adquirido pela razão e por isso, os processos mentais como o raciocínio e a intelecção são responsáveis pela exatidão e veracidade de tal conhecimento.

2) Segundo o Empirismo, todo conhecimento tem origem na experiência de modo que os 5 sentidos (tato, olfato, audição, visão e paladar) humanos são responsáveis pela captação dos dados da experiência que são assimilados pela mente, ou seja, apenas conhecemos as coisas pela materialidade e pelas vias sensíveis aos quais passam por nossos sentidos.

3) A Res Cogitans (substância pensante) é definida a partir da síntese final do raciocínio que levou Descartes ao "Penso, Logo existo!" de modo que a realidade última não pode ser "imolada" pela dúvida e no caso da Res Cogitans, todo o fundamento é gnosiológico, ou seja, vem da Razão e tem a Razão como destino final. Já a Res Extensa é fundamentada na materialização da Res Cogitans que se estende à matéria garantindo assim a existência material das coisas, ou seja, para uma coisa existir materialmente, ela primeiro deve existir no campo gnosiológico (na Res Cogitans) para depois ter na matéria sua extensão.

Espero ter ajudado!  


allana434: Ajudou muitoo❤️
Perguntas similares