• Matéria: História
  • Autor: samaraoliveiraa999
  • Perguntado 7 anos atrás

Por que a Inglaterra força o fim da escravidão?​

Respostas

respondido por: achavallupe
1

Resposta:

O século XIX viveu uma ebulição em torno da questão da escravidão. A Revolução Industrial iniciada na segunda metade do século XVIII na Inglaterra já passava a modificar os parâmetros sociais e econômicos e, por isso, a abolição da escravidão – tanto pela Inglaterra como pelas demais nações do mundo – está diretamente relacionada ao processo de industrialização.

Mesmo antes da data oficial do fim da escravidão na Inglaterra já havia um movimento bastante representativo pela Europa e pelos Estados Unidos, que em nome do humanitarismo e da fraternidade cristã – especialmente protestante – e dos princípios da vida moderna, ganharam força e voz e saíram em defesa do fim da escravidão.

O movimento abolicionista se fortaleceu entre os iluministas franceses e entre os intelectuais ingleses e norte-americanos, que tinham como principal lema de luta a ideia de liberdade, propagada após a Revolução Francesa (1789) e a Independência dos Estados Unidos (1776).

Mesmo a Inglaterra tendo sido uma das nações com maior atuação no comércio de escravos entre os séculos XVII e XVIII, no século seguinte a coroa britânica passa a encabeçar a campanha abolicionista e requerer primeiramente o fim do tráfico atlântico e, posteriormente, o fim da escravidão.

Explicação:

respondido por: Nagito
1

Resposta:

Pois com a Revolução Industrial e o início do modelo capitalista de produção, é necessário que exista o mercado consumidor. Um escravo não ganha dinheiro pelo seu trabalho, logo não consegue comprar os produtos fornecidos pela indústria, enquanto o trabalhador assalariado consegue.


samaraoliveiraa999: O que quer dizer a afirmação "morre um escravo nasce um consumidor" ???
Nagito: Essa afirmação está relacionada à minha explicação, era necessário que o escravo se tornasse um trabalhador (a parte de morrer é no sentido figurado) que recebe salário, um consumidor.
Nagito: Exemplificando, não tem porque eu fazer 10.000 sapatos na minha indústria se não existem 10.000 pessoas para comprar eles, entende?
samaraoliveiraa999: Muito obrigado....
Nagito: De nada!
samaraoliveiraa999: Muito obrigadaa*
Perguntas similares