Me ajuda por favor!! preciso URGENTE e pra hoje por favor.
Ao fazer uma análise do comportamento físico-químico dos gases, foram feitas as seguintes constatações:
I. Numa bexiga cheia de ar, as moléculas dos gases estão em constante movimento e, consequentemente, chocam-se contra as paredes do recipiente que as contém, devido à energia cinética que possuem.
II. Numa panela de pressão, o aumento da pressão interna faz com que a água utilizada no aquecimento entre em ebulição em temperatura menor do que em pressão de 1atm e por isso os alimentos sejam cozidos mais rapidamente.
III. Quando um gás está armazenado em um recipiente de volume variável, numa transformação isobárica, e for exposto a aumento de temperatura, a energia cinética de suas moléculas será maior e, com isso, ocupará menor volume.
IV. A temperatura de um gás, à pressão constante, é definida como a medida da energia cinética média de suas moléculas e, dessa forma, quanto maior for a energia cinética, maior será a temperatura. Está correto apenas o que se afirma em:
JUSTIFICAR A RESPOSTA TAMBÉM POR FAVOR !!!!
a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I e IV.
e) II e IV.
Respostas
Resposta:
Alternativa d)
Explicação:
I) Verdadeira. Numa bexiga cheia de ar, as moléculas dos gases estão em constante movimento de rotação e translação e, consequentemente, chocam-se contra as paredes do recipiente que as contém, devido à energia cinética que possuem;
II) Falsa. Numa panela de pressão, o aumento da pressão interna faz com que a água utilizada no aquecimento entre em ebulição em temperatura maior do que em pressão de 1 atm e por isso os alimentos sejam cozidos mais rapidamente.
III) Falsa. Quando um gás está armazenado em um recipiente de volume variável, numa transformação isobárica (sob pressão constante), e for exposto a aumento de temperatura, a energia cinética de suas moléculas será maior e, com isso, ocupará maior volume, ou seja, numa transformação isobárica temperatura e volume são grandezas diretamente proporcionais.
IV) Verdadeira. A temperatura de um gás, à pressão constante, é definida como a medida da energia cinética média de suas moléculas e, dessa forma, quanto maior for a energia cinética, maior será a temperatura (grau de agitação das partículas).