• Matéria: Filosofia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 7 anos atrás

QUESTÃO 8

O capitalismo é um modo de produção baseado na divisão societária em duas classes capitalistas e proletários. De acordo com a teoria do materialismo histórico dialético a base de cada sociedade humana, em dados momentos históricos, é o modo de produção. As relações de produção correspondem a um determinado grau de desenvolvimento das forças produtivas materiais. O conjunto dessas relações de produção constitui a estrutura econômica da sociedade, a base concreta sobre a qual se eleva uma superestrutura jurídica e política e à qual correspondem determinadas formas de consciência social. Assim, o modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral.


BERTTI, A. C. M. F.; CUNHA, M. C. A. B. Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social.

Maringá: UniCesumar, 2016. (Adaptado)



A clássica teoria descrita acima é defendida pelo autor: ​


Alternativas

Alternativa 1:

Karl Marx.


Alternativa 2:

Adam Smith.


Alternativa 3:

Saint Simon.


Alternativa 4:

August Comte.


Alternativa 5:

Edmund Husserl.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
14

É correta a alternativa A.

Foi Marx que dividiu a sociedade industrial da sua época (Século XIX) em duas classes fundamentais: o proletariado e a burguesia, sendo o proletariado a classe que tinha para negociar apenas a sua força de trabalho e a burguesia a classe que detinha o controle dos meios de produção.

Embora inspirado pelas obras de Hegel, Marx, diferente do seu "mestre", via como principal função da Filosofia não a reflexão racional e pura, afastada do mundo, mas sim a transformação efetiva das próprias bases da sociedade humana.

respondido por: roselifranciscadosan
1

Resposta:

Explicação:

Perguntas similares