1. O movimento sionista surgiu em 1896, com a proposta da criação de uma comunidade que congregasse os Judeus de todo o mundo na terra dos seus antepassados: a Palestina. Explique como foi a vinda dos primeiros Judeus à Palestina e como a região era habitada antes.
R:
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
2. A criação do Estado de Israel desencadeou a primeira guerra Árabe Israelense (1948/1949). Ao final da guerra Israel pode ampliar seus limites, diferente do Estado Árabe palestino que nem chegou a nascer. Explique como se desdobrou a repartição das terras após o conflito e em que condição ficou o povo de origem Árabe palestina.
R:
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
3. Em 1988, foi criado o Estado Palestino. Embora ainda não tenha um território nacional definido, ele é governado pela chamada autoridade nacional Palestina, cuja jurisdição se estende pela faixa de Gaza e regiões da Cisjordânia. Estas, porém, permanecem sob controle Israelense. Explique os fatos desencadeadores de tais acontecimentos.
R:
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
4. Escreva um resumo sobre as principais caracteristicas dos Xiitas, sunitas, do fundamentalismo Islâmico e da Sharia.
R:
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
5. Anexar mapas sobre a divisão da Palestina e a criação de Israel e mapas sobre as mudanças provocadas pela primeira guerra Árabe Israelense, pela guerra dos seis dias (1967) e pela guerra de Yom Kippur (1973).
R:
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Respostas
1) Em 63 a.C., os macedônicos e Canaã foram conquistados pelos romanos e os judeus organizaram revoltas duramente repreendidas por Roma. Sendo expulsos da Palestina, saíram em diáspora pelo mundo.
Ainda no século XIX, surgiu entre a civilização judaica o desejo de retornar ao seu território de origem, a Palestina, e criar um Estado Judaico nesse território. Era o ‘Sionismo’, milhares de judeus retornaram, fugindo do antissemitismo europeu. No século XX, a comunidade judaica foi vítima de uma das maiores atrocidades da história, o chamado holocausto.
2)após diversos desdobramentos, os palestinos ocuparam a região por praticamente dois milênios. O domínio da região também passou pelas mãos do Império Turco-Otomano por muito tempo.
Nos anos finais do século XIX, o escritor judeu austríaco Theodor Herzl criou o movimento sionista, que simbolizava a volta da busca pela Terra Prometida, também conhecida como Sião.
Consegui essas, espero ter ajudado!!