• Matéria: Filosofia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 7 anos atrás

Escrever um monólogo interior na voz do filósofo de sua escolha (entre Maquiavel, Hobbes, Locke e Rousseau). O monólogo deve ser uma mistura de algum fato real, que tenha acontecido no século XXI, com algum aspecto da teoria do autor escolhido. Monólogos interiores representam o mundo interior do indivíduo, incluindo pensamentos, sentimentos e conflitos. O monólogo interior comunica os pensamentos da pessoa como se fossem falados em voz alta​

Respostas

respondido por: davegrohl2006
1

Resposta:

No meu tempo, diziam que eu, Thomas Hobbes, era um louco, psicopata e traumatizado em minha criação difícil e de conflitos civis aos quais minha família tivera que fugir e se refugiar pelos lugares aos quais tivemos que passar (não é a toa que sou "o filho do terror" pois nasci em uma rota de fuga a guerra civil) e disse que as pessoas são más por natureza, a maldade faz parte da natureza do ser humano porque para mim, qualquer pessoa tem sede de poder, quer dominar e escravizar e a minha proposta foi justamente de impor o Contrato Social para cessar os conflitos por meio do Soberano, o Estado Leviathan. Pois bem!

Chegou à minha ciência de que no ano de 2016, policiais militares do estado do Espirito Santo (Brasil) paralisaram suas atividades e a população ficou por mais de 20 dias sem a vigilância, sem a ordem, sem a segurança, ou seja, sem a tal "repressão" que tentavam me enganar de que o ser humano não precisa ter. Para a minha constatação, o estado do ES foi tomado por uma onda de violência com saques às lojas, 300 homicídios e uma população acuada vivendo sob medo de morrer ou sofrer uma ação violenta. E aí, pergunto a vocês: Será mesmo que eu sou um psicopata? Se eu fosse, com a ausência da polícia (do meu Estado Leviathan), as pessoas levariam suas vidas normalmente e o que eu estou vendo é exatamente ao contrário: As pessoas somente são "boas" pelo medo de sofrerem punições e que quando tem oportunidade, roubam, matam e enganam porque não conseguem viver em paz porque a paz não traz o que elas desejam - o Poder.  Então quer dizer que ninguém precisa do Leviathan? Expliquem o porquê desse fato? Provem me que estou errado pois me convenci de que sem ser oprimido, ninguém é bom e não há paz se ninguém abrir mão de sua liberdade em favor do Soberano.

Espero ter ajudado embora os demais pensadores são muito atuais quanto Hobbes!  

Perguntas similares