• Matéria: História
  • Autor: Paulynhane
  • Perguntado 7 anos atrás

Movimentos pela independência em África sempre estiveram presentes. De acordo com MATOS: "Dos anos 50 até o fim da “presença europeia” no continente africano, a luta independentista foi intensa, com o surgimento de vários movimentos, conflitos e lutas armadas, contra a exploração e invasão que ocorriam há tempos em África, e que sempre encontrou a resistência pelo caminho" (p.77, 2019).


De acordo com o exposto acima esses movimentos ganharam força no contexto citado. Acerca desta temática, assinale a alternativa correta.


Alternativas
Alternativa 1:
No contexto após a Segunda Guerra Mundial, os movimentos pela independência que já existiam há tempos ganharam força para concretização de seus objetivos.

Alternativa 2:
A formação de movimentos em prol da independência das colônias européias na África é recente, apenas ocorrendo na última década do século XX.

Alternativa 3:
A passividade das populações africanas frente os colonizadores europeus foi uma constante que só teve fim na segunda metade do século XX.

Alternativa 4:
Os movimentos pela independência ocorreram no início do século XX com o eclodir da Primeira Guerra.

Alternativa 5:
Os conflitos em prol da independência das colônias européias em África foram sangrentos e duradouros.

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
25

Alternativa 1:  No contexto após a Segunda Guerra Mundial, os movimentos pela independência que já existiam há tempos ganharam força para concretização de seus objetivos.

Na história da humanidade sempre existiram diversos movimentos pela independência na África. Dos anos 50 até o final da presença europeia no continente africano, a luta independentista foi bastante intensa.

Considerando o cenário posterior à Segunda Guerra Mundial, os movimentos que visavam tal independência já existente há tempos atrás, ganharam ainda mais força para o alcance das suas finalidades determinadas.

Bons estudos!

Perguntas similares