Para o cientista político argentino José Maria Gomez, a Globalização funciona como um mito. Apontes os itens que indicam os meios pelos quais O mito da Globalização contribui para reforçar seus aspectos perversos. marque Verdadeiro (v) ou Falso (f)
( ) A base do Mito da Globalização está na visão das grandes corporações internacionais e de grupos e classe comprometidos com a geração de lucro no universo capitalista
( )Os avanços tecnológicos e a crença irrestrita no progresso ajudam a mascarar os aspectos negativos da Globalização
( )A Globalização se apresenta como mito quando falamos em “mundo sem fronteiras’ ou “cidadania global”
( )A assimetria centro-periferia revela a perversidade do Mito da Globalização
Respostas
respondido por:
17
A ordem correta é a V, V, F, V.
Outro ponto importante do trabalho de Gorender é a distinção conceitual entre empresas multinacionais e empresas transnacionais. Tem razão ao dizer que o termo "empresa transnacional" não é aplicável, se entendido como sugere a expressão, isto é, designando empresa que transcenderia o âmbito nacional e que não teria base ou dependência na-cional.
A "globalização" é um mito. Um fenômeno ideológico nem sempre muito sofisticado, que serve a propósitos variados. No plano editorial, por exemplo, ajuda a vender jornais, revistas e livros superficiais. Nos planos econômico e político, contribui para apanhar países ingênuos e despreparados na malha dos interesses internacionais dominantes.
Espero ter ajudado.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás