Os questionamentos enfrentados pelas artes visuais a partir de 1960 favorecem o rompimento de condicionamentos históricos e inauguram uma nova forma de valores e práticas estéticas como expressão artística. A arte contemporânea entra em discussão sobre o papel e sua localidade, ocasionando a saída dos espaços idealizados e das instituições, situando-se nos espaços públicos e convertendo-se em estratégias de aproximação e de realidade com o público. Deste modo, a arte conquista autonomia como obra e artista, tendo a possibilidade de se expressar no meio urbano.
GALLETTE, Simone Reis Roque; OLIVEIRA, Bruno Augusto de. Design Efêmero. Maringá - PR.:UniCesumar, 2017.
Diante do exposto, avalie as afirmações a seguir.
I. A obra de arte pública e o espaço urbano contemporâneo, juntos, acabam por diferenciar o público do privado, individual e coletivo, interno e externo, impedindo a reflexão.
II. Podemos citar como exemplo disso os gestos, intervenções, eventos, instalações, espetáculos, arquitetura, grafite, impressões, música e outros.
III. É possível afirmar que essas manifestações artísticas criam conexões entre o indivíduo e o espaço, melhorando o meio urbano.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Respostas
Resposta:
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Explicação:
I. A obra de arte pública e o espaço urbano contemporâneo, juntos, acabam por diferenciar o público do privado, individual e coletivo, interno e externo, impedindo a reflexão. FALSA
A obra de arte pública e o espaço urbano contemporâneo
não diferenciam o público do privado, individual e coletivo, interno e externo, e sim revela a arte sendo o lugar sua própria reflexão.
pag 86
A alternativa que melhor caracteriza as afirmações sobre a arte contemporânea no meio urbano é: Alternativa 4: II e III, apenas.
Para ajudar nessa análise, é bom prestar atenção ao texto da questão, pois ele identifica características das artes visuais produzidas a partir de 1960:
- Novas formas de expressão que rompem com a tradição;
- Saída dos espaços idealizados e das instituições (museus, galerias) para conquistas as ruas (espaço público);
- Essa conquista do espaço público aproximou arte e público;
- Conquista da autonomia da obra e do artista;
- Possibilidade de expressão no meio urbano.
A partir disso, vamos às opções:
- I. Errada. A obra de arte pública não afasta o público do privado. Na verdade, une essas instâncias, assim como aproxima o individual (artista) do coletivo (população) e o interno do externo. E isso favorece a reflexão, ao invés de impedi-la.
- II - Correta. Gestos, espetáculos, intervenções, música, eventos, grafite, instalações, arquitetura, happenings e outros são exemplos de arte que acontece na rua (não exclusivamente, mas principalmente), sua fruição se dá em espaços públicos urbanos.
- III - Correta. De fato, essas manifestações artísticas criam conexões entre quem as realiza, quem as usufrui e o espaço em que acontecem, melhorando as cidades.
Para saber mais sobre arte urbana, acesse: brainly.com.br/tarefa/19321917