• Matéria: História
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 7 anos atrás

texto de no min 35 linhas, resumo do livro de Dom Casmurro: Machado de Assis ,Wellington Srbek e Jose Aguiar da pag. 1 ate a 80 o final pode ser editado


Anônimo: me ajudem por favor

Respostas

respondido por: kalynecicera
8

O livro Dom Casmurro escrito por Machado de Assis relata o romance vivenciado por Bentinho e Capitu.

O livro começa com a narração de Bento Santiago, contando a sua história ao leitor da onde surgiu o título "Dom Casmurro". A expressão surgiu de um jovem poeta que queria recitar sua obra em uma viagem de trem, porém Bento Santiago toda via não demonstrou interesse na leitura e acabou por cochilar, o que veio a aborrecer o jovem poeta assim surgindo a expressão Dom Casmurro.

No início a história é narrada desde a infância de Bento quando ele aínda morava com a família em matacavalos. Em um certo dia ele acaba por ouvir uma conversa de sua mãe Dona Glória com seu agregado José Dias, sobre uma promessa que o mandaria para o seminário quando crescesse. Ela já havia perdido um filho, decidiu por fazer essa promessa se seu filho sobrevivesse ao nascimento se tornaria padre.

Bentinho logo se preocupou com seu futuro, porém aínda sim se apaixonou por sua vizinha Capitu, chegaram a tramar vários planos para impedir sua ida ao seminário, mas todos os seus planos falharam, porém mesmo assim continuaram o namoro sonegado sabendo que sua partida seria inevitável.

Ele sabia que não tinha vocação para o seminário mas obedeceu o desejo materno. Na seminário conheceu Escobar, que acabará por se tornar seu melhor amigo. Não demorou muito para que Bentinho arranjasse alguém para ficar em seu lugar no seminário e se ver livre para casar se com Capitu. Dona Glória protestou, mas por f acabou aceitando a ideia, com isso Bentinho cursou direto e logo se casou com Capitu, Escobar casou se com Sancha uma amiga de Capitu. Escobar e Sancha tiveram uma filha que viera se chamar capitu, logo também nasceu Ezequiel filho de Bentinho e Capitu. tudo ia bem até que Escobar acabou morrendo afogado, no velório Capitu não conseguiu esconder sua tristeza, dando a entender que ali nascia a marca de um adultério. Bentinho enciumado começou a juntar os fatos e notar semelhanças entre Escobar e seu filho.

Não conseguindo acreditar na esposa que sempre negou os fatos, separou- se dela e a enviou para a Europa com Ezequiel sem que ninguém nota-se o que avia ocorrido. Anos mais tarde Capitu viera a falecer e Ezequiel que não sabia do que tinha acontecido, volta para a casa de Bentinho, ele por sua vez tenta esquecer a traição de sua esposa e volta a viver feliz com seu filho mesmo vendo nele a imagem de seu amigo Escobar.

Neste clássico machado de Assis cria uma das maiores polêmicas da literatura brasileira dando espaço a farias leituras, com a capacidade de confundir, nós faz pensar qual a verdade do autor, a complexidade da narração, a dúvida da história se tornou um mistério até nos dias atuais.

Bom... acho que ficou muito grande, mas mesmo assim espero ter ajudado

Perguntas similares