• Matéria: Biologia
  • Autor: MarkosBrasil
  • Perguntado 7 anos atrás

Um trecho da sequencia normal de aminoácidos de uma enzima ativa é codificado pelo RNAm ... UGG-AGU-CCA_UCA-CUU-AAU-GCA... Uma mutação por perda de uma base, provocou o aparecimento de uma enzima inativa que apresentava, nesse trecho, a sequência de aminoácidos triptofano-serina-histidina-leucina-metionina


Usando as informações da tabela de códons,


a) justifique a afirmação: "O código genético é degenerado";

b) determine a sequência de aminoácidos desse trecho da enzima ativa e a sequência de bases do RNAm responsável pela enzima inativa;

c) escreva o trecho da molécula de DNA que codifica o segmento da enzima ativa e assinale, nessa molécula, o local em que ocorreu a mutação e qual a base perdida.

Anexos:

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
55

a) O código genético é degenerado, devido ao fato do aminoácido poder ser especificado por sequências diferentes de nucleotídeos.

b) A sequência de aminoácidos do trecho é: triptofano – serina – prolina – serina – leucina – asparagina – alanina. E a sequência de bases do RNAm é: UGG AGU CAU CAC UUA AUG.

c) O trecho da molécula de DNA que codifica o segmento da enzima ativa é: ACC TCA GGT AGT GAA TTA CGT. E a mutação por perda de base aconteceu na sétima base, no terceiro códon, em que também acontece a deleção do primeiro nucleotídeo, a citosina.

Bons estudos!

respondido por: EllenLib
1

Usando as informações fornecidas da tabela de códons:

a) A afirmativa "O código genético é degenerado" pode ser  justificada pelo fato de que diferentes códons podem traduzir em um mesmo tipo de aminoácido. Ou seja, diferentes trios de nucleotídeos podem sintetizar uma mesma proteína.

A degeneração do código genético é possível, pois existem cinco bases nitrogenadas que compõem o DNA e o RNA, são elas: adenina, guanina, citosina, timina e uracila.

Essas bases formam sessenta e quatro códons que formam vinte aminoácidos, traduzidos para a formação das proteínas. E sendo assim, mais de um códon pode corresponder ao mesmo aminoácido.

Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/16703015

b) Como o enunciado indica que a enzima ativa é codificada pelo RNAm  UGG-AGU-CCA_UCA-CUU-AAU-GCA, consultando o código genético temos a sequência de aminoácidos da enzima ativa: triptofano – serina – prolina – serina – leucina – asparagina – alanina.

E a partir dessa sequência descobrimos a sequência de códons do RNAm  responsável pela enzima inativa: UGG AGU CAU CAC UUA AUG.

As enzimas agem como catalisadores, ou seja, aceleram reações químicas. As enzimas possuem regiões especificas de ligação, são os chamados sítios ativos, nessas regiões elas se encaixam perfeitamente, onde realizam suas funções e ao final elas se desconectam do substrato mantendo perfeitamente  sua forma original e são reutilizadas em novas atividades enzimáticas.

Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/16879319

c) Como a enzima ativa fornecida pelo enunciado é codificada pela sequência:  UGG - AGU - CCA - UCA - CUU - AAU - GCA. Descobrimos a sequência de base do DNA, relacionando com as bases complementares:

  • A complementar de U;
  • T complementar de A;
  • C complementar de G; e
  • G complementar de C.

Logo, o trecho da molécula de DNA que codifica o segmento da enzima ativa é: ACC - TCA - GGT - AGT - GAA - TTA - CGT.

A o compararmos podemos contatar que a base perdida ocorreu no terceiro códon do DNA e afetou a base G (guanina), levando a ausência da base C (citosina) no terceiro códon do RNAm. A base perdida pode ser a primeira ou se gunda guanina do trio - GGT -, com s informações fornecidas não é possível determinar.

Saiba mais: https://brainly.com.br/tarefa/11287829

Anexos:
Perguntas similares