Respostas
Resposta:
Empoderar: ação de se tornar poderoso, de passar a possuir poder, autoridade, domínio sobre: processo de empoderamento das classes desfavorecidas.
Você já ouviu falar em empoderamento negro infantil? Como descrito em seu significado, o empoderamento nada mais é do que um processo de reforço da autoestima e da autoconfiança de um grupo social minoritário ou marginalizado. Assim, quando falamos em empoderamento negro infantil falamos em reconhecimento, representatividade e referências. Muitas vezes essa busca apresenta dificuldades no universo da criança, que não encontra a referência negra nos seus personagens mais famosos em livros, cinema e televisão. Essa falta de representatividade, somada aos padrões impostos pela sociedade, acarreta na baixa autoestima e no fortalecimento do preconceito racial.
Segundo dados da Unifec, 54,5% das crianças no Brasil são negras ou indígenas, totalizando 31 milhões. Destas, 17 milhões vivem em famílias pobres. O estudo afirma que um criança negra de 7 a 17 anos tem 30% mais chances de estar fora da escola do que uma criança branca da mesma faixa etária. Além das dificuldades causadas pelas condições financeiras das famílias, o preconceito racial também é um fator potencializador do afastamento escolar.
Empoderando Crianças Negras Através da Literatura
A professora Franciele Vanzella da Silva, 24, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Nancy Ferreira Pansera, de Canoas, conheceu essa realidade de perto durante uma conversa com os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental a respeito da história e cultura afro-brasileira. Ao questionar a turma se em algum momento de suas vidas já haviam presenciado algum caso de racismo, uma aluna relatou ter sofrido violência verbal e física motivada pela cor de sua pele. “Ela disse em lágrimas que preferia ser burra do que continuar estudando naquela escola onde sofreu preconceito”, conta a professora.
Após esse relato, Franciele se sentiu motivada a elevar a autoestima dos alunos negros e ajudando-os a combater o preconceito racial. Assim surgiu o projeto “Empoderando Crianças Negras através da Literatura”. A coordenadora geral do Núcleo de Estudos Afrobrasileiro e Indígenas — NEABI Unisinos, professora Dra. Adevanir Aparecida Pinheiro, 59, destaca que o impacto de projetos como esse acontecem quando o mesmo visa protagonizar a criança negra na sua história e identidade, fazendo com que elas passem a ser enxergadas de forma positiva ao falar tranquilamente sobre a sua cultura e identidade, se apoderando da mesma.
Explicação: