Respostas
Resposta:
Lá vai textão!
Começamos a partir do significado da palavra "patriarcal", que é um sistema social no qual homens adultos detêm todo o poder.
Daí já vem o ponto em que os homens seriam mais importantes, ou melhores, para poderem ser os únicos a deter todo o poder e governar a algo.
A família patriarcal, é aquela na qual o "pai" retém todo o poder de tomar decisões e ações como ele bem entender por toda a família. Pela sua ou seu cônjuge e seus filhos. É aquele que paga todas as contas e toma todas as decisões sozinho.
A família patriarcal é um modelo de família machista, tóxico e abusivo.
A forma como nossa família funciona, e as experiências que vivemos com eles, nos define para toda a vida.
É comprovado cientificamente inclusive, que os primeiros anos de vida de uma criança com seus pais define sua personalidade.
Daí chegamos ao ponto que devemos analisar, uma criança criada em um sistema machista e opressor, tende a se tornar uma ou outra coisa. Ou um opressor, ou um oprimido. Como o sistema é machista (Que enaltece o homem e reduz a mulher), então o menino se tornaria um opressor quando crescesse, e a menina uma oprimida.
Pois esse sistema é muito comum no Brasil, um país onde as taxas de feminicidios só aumentam, onde o machismo é comum, e começou a ser criticado com força, a pouco tempo, mas ainda é defendido.
Então, resumindo, a família transforma o indivíduo, a família patriarcal é machista, em um sistema machista o indivíduo tende a se tornar machista, ou uma vítima. E assim ele cresce e trás isso para a sociedade.