Em 1808 d. João e sua corte chegam à sua colônia tomou as primeiras medidas de caráter econômico e de modernização do agora Império de Portugal. Estas medidas que mais tarde propiciarão as futuras condições da emancipação política de Portugal, foram:
A) A autorização de abertura dos portos brasileiros às nações amigas e a anulação do Alvará de D.ª Maria I, que não só proibia mas ordenava a destruição de toda e quaisquer fábricas do Brasil.
B) A anulação do Alvará de D.ª Maria I foi fundamental para o desenvolvimento das relações burguesas de trabalho nas fábrica no Brasil, bem como a abolição da escravatura, a fim de fornecer mão de obra assalariada.
C) O decreto de d. João de que o Brasil é um país essencialmente agrícola, que nos tornaria, futuramente, no celeiro agrícola mundial.
D) A liberação dos portos e a anulação do Alvará que proibia a colônia de ter fábricas colocou o Brasil nos trilhos dos ideais iluministas, que libertaram a burguesia brasileira da imposição econômica dos feudos.
E) A abertura dos portos às nações amigas e a defesa dos interesses econômicos e políticos da burguesia brasileira anulou o poder político da Igreja Católica e da própria monarquia brasileira possibilitando a independência do Brasil de Portugal.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
letra D. Essas foram as medidas.
pedro2803c:
Obrigado
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás