Na obra Pedagogia da Autonomia, Paulo Freire assim se pronuncia sobre a linguagem:
No momento em que os seres humanos, intervindo no suporte, foram criando o mundo, inventando a linguagem com que passaram a dar nome às coisas que faziam com a ação sobre o mundo, na medida em que foram se habilitando a inteligir o mundo e criaram por consequência a necessária comunicabilidade do inteligido, já não foi possível existir a não ser disponível à tensão radical e profunda entre o bem e o mal, entre a dignidade e a indignidade, entre a decência e o despudor, entre a boniteza e a feiura do mundo (FREIRE, 1996, p. 57).
Do texto, pode-se inferir que:
I. A linguagem constitui o corpo do movimento do conhecer e, por isso, é essencial para a formação da consciência do homem e pelo modo como ele representa a realidade e enfrenta os problemas do mundo.
II. Por meio da linguagem o homem significa as coisas, conferindo-lhe valores.
III. À linguagem cabe apenas a comunicação formal entre os homens. Cada um, ao seu modo, compreende com plena autonomia e liberdade o mundo ao seu redor.
IV. Na medida em que o homem cria conceitos para explicar a realidade, formulando ideias que representam abstratamente o real, mais ele se distancia do mundo externo.
V. A linguagem está relacionada à formação da consciência e dos valores morais, éticos e estéticos.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas:
II, III e IV.
I, II e V.
II, IV e V.
I, II e III.
I, II e IV.
Respostas
respondido por:
12
Resposta CORRETA
I , IV e V.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás