Leia a citação:
“Os estudos de Jean Piaget foram fundamentais para a compreensão do desenvolvimento cognitivo. [...]. Qualquer ato de pensamento exige uma série de operações que só se produzem se vão sendo preparadas por atos que são interiorizados. Isto significa que Piaget buscou compreender o pensamento enquanto uma ação internalizada”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DIAS, Fernanda. O desenvolvimento cognitivo no processo de aquisição de linguagem. Letrônica v. 3, n. 2, p. 107-119, dez./2010. . Acesso em: 15 jul. 2018.
O desenvolvimento cognitivo, de acordo com Jean Piaget, constitui a base da aprendizagem e ele se dá por meio de dois processos. De acordo com a citação e os conteúdos do livro-base Fundamentos de Psicopedagogia, Assinale a alternativa que apresenta corretamente esses dois processos:
A
Dissimulação e acomodação.
B Convergência e cognição.
C
Cognição e assimilação.
D
Assimilação e acomodação.
E
Sensibilização e assimilação.
Respostas
A alternativa correta é a letra C.
Para Piaget o construtivismo se baseia na moral que se estabelece as ações.
Segundo a teoria de Piaget, uma criança com menos de 12 anos não está pronta para ser responsabilizada moralmente por suas ações.
Pois nessa faixa etária a criança ainda está sendo moldada enquanto ser da sociedade, ou seja, ela não terá o total discernimento de suas próprias ideias e desejos.
Segundo Piaget por estar nessa fase, as crianças não teriam o discernimento daquilo que é moralmente correto e errado.
Resposta:
D
Assimilação e acomodação.
Explicação:
Esta é a resposta correta porque: “O desenvolvimento cognitivo, que constitui a base da aprendizagem, ocorre por meio dos processos de assimilação e acomodação. A assimilação representa a ação do sujeito sobre o objeto e a acomodação exprime a ação do objeto sobre o sujeito. Os processos de assimilação e acomodação não são antagônicos, mas complementares, perpassam toda a vida do sujeito e possibilitam um estado de adaptação intelectual” (livro-base, p. 32).