1) Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para cada afirmação que segue:
1 - O indice de refração de um meio é a relação entre a velocidade de propagação da luz nesse meio e a velocidade de propagação da luz no vácuo.
2 - A refração sempre está relacionada a uma mudança na direção do raio de luz.
3 - Uma lente convergente possui foco real.
4 - De lentes divergentes podemos esperar apenas a formação de imagens virtuais.
5 - Em lentes convergentes, todo raio que vem paralelamente ao eixo principal da lente, após ser refratado pela lente, passa pelo foco.
6 - Em qualquer lente, um raio que atinja seu centro óptico, passa direto pela lente sem sofrer qualquer desvio.
Respostas
Resposta:
V - F - V - V - V - F
Explicação:
1 - VERDADEIRA: O índice de refração é a razão entre a velocidade da luz no vácuo (c) e a velocidade da luz em um determinado meio. Em meios com índices de refração mais baixos (próximos a 1) a luz tem velocidade maior (ou seja, próximo a velocidade da luz no vácuo). A relação pode ser descrita pela fórmula:
n = v/c.
2 - FALSA: A refração é o fenômeno que ocorre quando a luz passa de um meio homogêneo e transparente para outro, também homogêneo e transparente. Nessa mudança, podem ocorrer alterações na velocidade e na direção de propagação da luz. Nem sempre muda a direção.
3 - VERDADEIRA: Nas lentes convergentes, os raios de luz incidem paralelos ao eixo principal e, após sofrerem refração, se concentram em um único ponto, este ponto é o foco. O foco das lentes convergentes é classificado como foco real, pois é fruto do encontro dos raios de luz refratados.
4 - VERDADEIRA: Para a formação da imagem nas lentes esféricas, assim como nos espelhos esféricos, são necessários somente dois raios de luz incididos sobre as lentes. Sendo assim, podemos dizer que em uma lente divergente a imagem formada de um objeto real será sempre virtual, direita e menor, seja qual for a localização do objeto sobre o eixo principal.
5 - VERDADEIRA: Nas lentes convergentes, os raios de luz incidem paralelos ao eixo principal e, após sofrerem refração, se concentram em um único ponto, este ponto é o foco.
6 - FALSA: Se fizermos um raio de luz atravessar uma lente qualquer pelo seu centro geométrico, veremos que o rio sofrerá um pequeno desvio, chamado de desvio lateral. No entanto, caso essa lente seja delgada (espessura desprezível em relação ao raio de curvatura), o desvio lateral sofrido pelo raio de luz será tão pequeno que o desprezaremos.
Portanto, podemos concluir que todo raio de luz que incide em uma lente delgada, passando exatamente sobre o seu centro óptico O (centro geométrico), consegue atravessá-la sem sofrer qualquer desvio.