1) Leia este fragmento: De acordo com Coelho (2010), a narrativa primordial teria origem em parábolas, apólogos, fábulas, narrações mais ou menos simples que perderam o sentido com o passar do tempo, ficando apenas o enredo. (VIEIRA, Adriana Silene; FIUZA, Marina Miranda. Literatura infantojuvenil. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017, p. 11.) Observe os gêneros e as características a seguir: (1) Apólogo (2) Fábula (3) Parábola (a) é uma composição literária em que os personagens são animais com características humanas, tais como a fala, os costumes etc. Essas histórias são geralmente feitas para crianças e terminam com um ensinamento moral de caráter instrutivo. (b) é uma narrativa em prosa ou verso cujas personagens são seres inanimados, imaginariamente dotados de palavra e que representam características humanas. Encerra uma lição de moral. (c) é uma pequena narrativa que usa alegorias para transmitir uma lição de moral. As parábolas são muito comuns na literatura oriental e consistem em histórias que pretendem trazer algum ensinamento de vida. Têm simbolismo e cada elemento da história tem um significado específico. Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas: Alternativas: a) 1a – 2b – 3c b) 1b – 2a – 3c Alternativa assinalada c) 1b – 2c – 3a d) 1c – 2b – 3a e) 1c – 2a – 3c
2) Leia o fragmento seguinte: Durante os séculos medievais, surge em terras do Ocidente europeu uma copiosa literatura narrativa vinda de fontes distintas: uma popular e outra culta. A de fonte popular é a prosa narrativa "exemplar", derivada das antiquíssimas fontes orientais ou greco-romanas. (COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da Literatura infantil/juvenil. Barueri: Manole, 2010, p. 25.) Nesse contexto, as narrativas de origem culta correspondem à prosa aventureira das: Alternativas: a) novelas contemporâneas. b) crônicas de viagem. c) cantigas de amigo. Alternativa assinalada d) novelas de cavalaria. e) crônicas do descobrimento.
3) Leia este fragmento: É importante lembrar que a criança começou a ser pensada como diferente do adulto, de acordo com Ariès (1981), a partir do século XVIII. Ela passou então a ser vista como frágil, dependente, com necessidades especiais, devendo ser cuidada e deixar de fazer parte do mundo do trabalho. Também se observa que, nas adaptações, as cenas violentas acabaram sendo amenizadas, enquanto nas versões orais isso não acontecia, pois não havia nenhum filtro, nenhuma censura às histórias que a criança ouvia dos adultos. (VIEIRA, Adriana Silene; FIUZA, Marina Miranda. Literatura infantojuvenil. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017, p. 30.) Considerando esse contexto, analise se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) As histórias camponesas tinham um caráter amedrontador, apresentavam um ar de pesadelo. ( ) Os camponeses não mascaravam as verdadeiras mensagens trazidas pelos contos, não tinham motivos para isso. ( ) Os camponeses utilizavam, na contagem de histórias, elementos imaginários, fugindo da própria realidade. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: Alternativas: a) V – F – V b) F – F – V c) V – V – F Alternativa assinalada d) F – V – V e) V – V – V
4) Leia o excerto seguinte: São histórias para crianças, mas todas têm um fundo moral, muito proveitoso, ensinando que a única felicidade está na Virtude, e que a alegria só vem de uma vida honesta e serena. [...] E lembra-se que a vida de família é a única feliz, que o lar é o único mundo onde se vive bem, onde a mulher boa, santa, pura, carinhosa, impera como rainha. (PIMENTEL, Figueiredo. Contos da Carochinha. Rio de Janeiro: Livraria Quaresma Editora, 1958.) Essas palavras mostram muito do pensamento da época sobre o que seria a literatura para as crianças e jovens, uma literatura de cunho moralista e com fins pedagógicos. Nesse pensamento de Pimentel, temos um modelo de representação da família que, segundo Regina Zilberman (1985), poderia ser chamado de: Alternativas: a) modelo eufórico. b) modelo ideal. Alternativa assinalada c) modelo catafórico. d) modelo idealizado. e) modelo anafórico.
Adg1 - Literatura Infantojuvenil
1-B 2-D 3-C 4-A
Respostas
respondido por:
3
1 - b) 1b – 2a – 3c.
A fábula consiste em uma composição literária ao qual os personagens são animais que se caracterizam por aspectos humanos e que terminam com uma lição de moral.
2 - d) novelas de cavalaria.
As novelas de cavalaria era uma fonte popular de prosa narrativa exemplar, que se derivava de antigas fontes orientais ou greco-romanas.
3 - c) V – V – F.
As histórias camponesas possuíam um caráter amedrontador, possuindo um ar de pesadelo, devido ao fato dos camponeses não mascarar as verdadeiras mensagens dos contos.
4 - a) modelo eufórico.
O modelo eufórico é um modelo de representação de família desenvolvido por Pimentel.
Bons estudos!
respondido por:
2
Resposta:
1b – 2a – 3c 4A
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás