(UFSM - adaptada) Analise este texto.
Por razões que só os sociólogos e os especialistas em comunicação serão capazes de interpretar na totalidade, a morte pela fome deixou de ser o alvo das atenções do público, que parece preferir o Big Brother ou quaisquer outros tipos de eventos midiaticamente melhor sucedidos (...).
TAMDJIAN, J. O.; MENDES, J. L. Geografia geral e do Brasil: estudos para compreensão do espaço. São Paulo: FTD, 2004. p. 409. (Adaptado)
Com base na análise do texto e no que foi estudado a respeito do assunto, leia as afirmativas a seguir e assinale cada uma com V (verdadeira) ou F (falsa).
( ) Ao confrontar os excedentes alimentares mundiais, deduz-se que a fome deriva da falta de comida.
( ) Quanto ao problema da fome, a utilização de subvenções à exportação como instrumento sistemático de intervenção nas economias de países menos desenvolvidos é prejudicial.
( ) Milhões de pessoas sofrem em silêncio, transformadas em números nos relatórios técnicos quase esquecidos.
( ) A subalimentação decorre da carência de renda, pois, por meio dessa renda, são supridas necessidades inadiáveis, como aquisição de remédios, roupas, transporte para o trabalho e materiais básicos de construção, por exemplo.
Respostas
A primeira afirmativa é falsa, pois o fato de que existem excedentes de comida no mundo implica que a fome não deriva da inexistência de alimentos, mas de sua má-distribuição.
A segunda afirmativa é verdadeira, pois o emprego de subvenções (incentivos econômicos) para a exportação geralmente implica no enfraquecimento da formação de um mercado interno, o que prejudica no desenvolvimento das indústrias que garantiriam a segurança alimentar dos habitantes do país.
A terceira afirmativa é verdadeira, pois a fome não tem uma "cara", de modo que muitas pessoas que passam fome são vistas apenas como números, sofrendo sem serem vistas.
A quarta afirmativa é verdadeira, pois a fome relaciona-se diretamente com a baixa renda, de modo que, se houvesse recursos para todos, não haveria fome.