Por fundamentalista, entende-se o tipo de leitura que identifica a palavra escrita com a Palavra divina, negando, assim, a sua historicidade e consequente pluralidade, reivindicando, dessa forma, para os textos bíblicos, o caráter de autoridade final da Escritura, graças à sua inerrância e expressão da verdade divina absoluta (fora de contexto). O objetivo da leitura da Bíblia, no fundamentalismo, é a escuta direta da Palavra de Deus que confirmará, ao final, as verdades doutrinárias e morais componentes do ideário fundamentalista. Em uma análise anterior, publicada no Boletim Teológico da FTL-Brasil, n. 29, de 1996, destaquei como características da hermenêutica fundamentalista, o doutrinismo, o moralismo, o espiritualismo e o individualismo.
ZABATIERO, Júlio Paulo Tavares. Métodos e Interpretação Bíblica. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2016. Reimpresso em 2018.
A partir do texto acima, analise as afirmações abaixo e marque (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) Doutrinismo, leitura a partir das doutrinas reconhecidas como verdade e divisão entre verdadeiros e falsos cristãos.
( ) Moralismo, leitura que reforça o ideário moral da classe média interiorana dos Estados Unidos da América, confundindo-o com a própria ética cristã.
( ) Espiritualismo, os textos são vistos como inspirados diretamente pelo Espírito Santo e, por isso, inerrantes. Representam a vontade de Deus que permanece a mesma até hoje, e por isso deve ser reconhecida – mesmo que esta seja plenamente alegórica.
( ) Individualismo, afirma que o sentido do texto depende da intenção do autor, mas a intenção do(a) leitor(a) que prevalece na interpretação, no sentido da Palavra de Deus para mim.
É correto o que se afirma em:
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
TODAS AS ALTERNATIVAS ESTÃO CORRETAS.
Explicação:
PAGINA 44 DO LIVRO ATE O INICIO DA PAG. 45.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás