A empresa “Conhecimento: criação e gestão” está desenvolvendo o planejamento estratégico para o próximo ano. Você, enquanto colaborador da área de gestão de pessoas da referida organização, foi indicado para coordenar o grupo de trabalho responsável pela política voltada à gestão do conhecimento. Então, durante a primeira reunião de trabalho, após ser questionado acerca do processo de internalização, bem como sobre conhecimento tácito e conhecimento explícito, espiral do conhecimento e socialização, você responderá corretamente se responder o que está descrito em (TAKEUCHI, NONAKA, 2008): a) O “revivenciamento” das experiências de outros colaboradores é pré-requisito para que ocorra o processo de internalização, por isso temos que pensar em uma área de reprodução prática de atividades para a nossa empresa. b) A linguagem oral representa um importante recurso no processo de incorporação do conhecimento tácito em explícito. c) O conhecimento organizacional pode ser resultado da interação recíproca entre os conhecimentos tácito e explícito. Ainda, processos de internalização, socialização, externalização e combinação representam diferentes maneiras de conversão do conhecimento. d) Ocorre criação de conhecimento para a organização Conhecimento: criação e gestão quando os diferentes colaboradores, individualmente, acumulam conhecimento tácito – independentemente da socialização – o que inicia uma nova espiral de criação de conhecimento. e) A internalização inicia, de forma geral, com a construção de um campo de interação, onde será compartilhado o conhecimento tácito. É o aprender a partir do fazer, da prática, que alavanca este processo de internalizar.
Respostas
Resposta:
c) O conhecimento organizacional pode ser resultado da interação recíproca entre os conhecimentos tácito e explícito. Ainda, processos de internalização, socialização, externalização e combinação representam diferentes maneiras de conversão do conhecimento.
Explicação:
RESPOSTA CORRETA
A organização, conforme defendem os autores, “não pode criar conhecimento por si mesma”. A criação de conhecimento organizacional, desta forma, parte do conhecimento individual de cada colaborador. A tarefa da organização, neste sentido, é mobilizar tal conhecimento tácito, o que pode ocorrer por meio de diferentes modos de conversão – internalização, socialização, externalização e combinação – na espiral do conhecimento (TAKEUCHI, NONAKA, 2008).
Resposta:
RESPOSTA CONFIRMADA
O conhecimento organizacional pode ser resultado da interação recíproca entre os conhecimentos tácito e explícito. Ainda, processos de internalização, socialização, externalização e combinação representam diferentes maneiras de conversão do conhecimento.