Os instrumentos financeiros são essenciais na economia de mercado de capitais, pois estimulam o fluxo de recursos, ou seja, são mecanismos operacionais que auxiliam a transferência de recursos entre poupadores e investidores. Distinguem-se em dois tipos: instrumentos financeiros não derivativos e instrumentos financeiros derivativos. Considerando o texto anterior, avalie as asserções a seguir. I – Instrumentos Financeiros Derivativos II – Instrumentos Financeiros não Derivativos Com base nas asserções acima, qualifique as afirmações que seguem: ( ) Como exemplos, citam-se: contratos a termo, contratos futuros, opções e swaps. ( ) Não exigem investimento inicial ou apenas menor do necessário e, são liquidados em data futura. ( ) Dividem-se em títulos públicos federais, títulos de dívida privados, ações e fundos de investimento. ( ) Têm seu valor alterado devido às mudanças nas taxas de juros, de câmbio, de índices de preço, de crédito. ( ) O objetivo fundamental é a proteção oferecida aos agentes econômicos contra os ricos de oscilações de preços, taxas de juros e variações cambiais. ( ) Notas Promissórias – instrumentos de dívida emitidos por uma companhia no mercado nacional ou internacional para o financiamento de curto prazo ( ) Certificado de depósito bancário (CDB) – títulos nominativos emitidos pelos bancos comerciais e vendidos ao público como forma de captação de recursos. Assinale abaixo, a alternativa que representa a sequência correta:
Respostas
Resposta:
Letra "C"
Explicação:
Conforme material pagina 5 e 6
Os instrumentos financeiros são essenciais na economia de mercado de capitais, pois estimulam o fluxo de recursos. De acordo com isso a sequência correta de associação é: I, I, II, I, I, II, II
(I) Instrumentos Financeiros Derivativos: Como exemplos, citam-se: contratos a termo, contratos futuros, opções e swaps.
(I) Instrumentos Financeiros Derivativos: Não exigem investimento inicial ou apenas menor do necessário e, são liquidados em data futura
(II) Instrumentos Financeiros não Derivativos: Dividem-se em títulos públicos federais, títulos de dívida privados, ações e fundos de investimento.
(I) Instrumentos Financeiros Derivativos: Têm seu valor alterado devido às mudanças nas taxas de juros, de câmbio, de índices de preço, de crédito.
(I) Instrumentos Financeiros Derivativos: O objetivo fundamental é a proteção oferecida aos agentes econômicos contra os ricos de oscilações de preços, taxas de juros e variações cambiais.
(II) Instrumentos Financeiros não Derivativos: Notas Promissórias – instrumentos de dívida emitidos por uma companhia no mercado nacional ou internacional para o financiamento de curto prazo
(II) Instrumentos Financeiros não Derivativos: Certificado de depósito bancário (CDB) – títulos nominativos emitidos pelos bancos comerciais e vendidos ao público como forma de captação de recursos.